5 dicas para liderar a equipe que lida com o fiscal da empresa

Sobre o que vamos falar?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Liderar equipe é uma das tarefas mais importantes no âmbito empresarial. Nesse sentido, algumas pessoas podem simplesmente arruinar uma empresa pelo simples fato de não saberem como delegar funções e tarefas.

Com o setor fiscal, não poderia ser diferente. A saúde financeira de um negócio depende diretamente desse departamento e um simples erro pode gerar multas, bloqueios e muitos transtornos.

Nosso objetivo com este artigo é mostrar as dicas e características que um líder de departamento fiscal precisa desenvolver diante da equipe que lida com esses processos. Acompanhe!

1. Tenha rotinas documentadas

Um bom líder de equipe fiscal deve ter as rotinas de cada funcionário devidamente documentadas e mapeadas. Assim, você terá um guia de todas as atividades que um colaborador exerce e, caso ele seja remanejado ou demitido, ficará fácil treinar outra pessoa para ocupar a vaga.

2. Desenvolva a habilidade de comunicação

A boa comunicação é uma das principais habilidades de um líder. Não há como exercer essa função sem saber como conversar com os seus liderados. Uma falha nesse ponto pode gerar um entendimento equivocado por parte dos colaboradores que, consequentemente, estarão mais sujeitos a executarem alguma atividade de forma errada.

Além de saber se comunicar com clareza, liderar equipe também requer certo jogo de cintura para lidar com pessoas. Vamos discutir mais sobre isso ainda neste artigo.

3. Valorize a digitalização de execução e arquivamento

Outra dica fundamental para liderar equipe é a aplicação de tecnologias que tornam o trabalho mais digital e menos manual. O mundo tem evoluído muito e uma série de inovações tem surgido para contribuir com a vida daqueles que trabalham com departamentos fiscais.

Portanto, invista em aprendizado constante e conheça essas ferramentas. Com isso em mente, troque a digitação pela importação informatizada e integrada, acabe com os gigantescos arquivos físicos e opte pelo armazenamento de documentos fiscais na nuvem.

Inclusive, atualmente, existe uma série de tecnologias extremamente confiáveis que garantem a segurança dos seus arquivos digitais.

4. Tenha motivação e entusiasmo

Uma equipe sempre terá a cara e a personalidade do seu líder, portanto, se você é uma pessoa desmotivada, submissa e com baixa autoestima, sua equipe sentirá e espelhará esse mesmo perfil. Portanto, sempre busque desenvolver a motivação e o entusiasmo. Assim, os seus funcionários tenderão a acompanhar o seu estilo de enxergar o trabalho.

5. Aprenda a elogiar e saiba advertir

Quando você elogia um colaborador por um bom trabalho, ele tende a fazer outros com ainda mais ânimo, afinal, quem não gosta de um elogio vindo de seus superiores?

No entanto, existem aqueles “líderes” que não sabem fazer isso e preferem adotar a estratégia da crítica e, em alguns casos, até mesmo a repressão. Sabemos que isso é muito ruim para toda a equipe e coloca o colaborador em um estado mental de desânimo e raiva.

Portanto, é fundamental aprender a aplicar advertências. Para tanto, vamos dar algumas dicas:

  • converse com eles em um local reservado, de modo que ninguém perceba que se trata de uma advertência ou correção;
  • inicie com um elogio verdadeiro e, em seguida, faça a crítica com tom amigável, mas firme;
  • motive o colaborador a não cometer mais o erro;
  • ofereça sugestões de melhoria.

Um exemplo de uma ótima crítica seria: “Você é um excelente funcionário, nossa equipe tem muita sorte em te ter como colaborador, no entanto, acredito que é possível melhorar a sua atuação no lançamento de notas fiscais”. Em seguida, você pode se colocar à disposição para ajudá-lo a melhorar e não cometer mais os erros que vêm ocorrendo.

Porém, é preciso ter a sensibilidade de saber que existem funcionários que não servirão para a sua equipe, por mais que você tente fazer com eles melhorem. Nesses casos, tenha a paciência e tranquilidade de demitir esse colaborador.

Seguindo todas essas dicas, você terá em mãos tudo do que precisa para liderar equipe com muita eficiência, gerando mais resultados para o negócio em que você atua.

Gostou deste artigo? Então, siga nossos perfis nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

banner lateral blog news assinar
Tenha todas as informações e novidades sobre tecnologia, gestão e emissão fiscal em primeira mão 🚀

    # Você vai se interessar também

    Tabela NCM Atualizada
    Capture suas Notas Fiscais em mais de 2.400 Municípios
    NT 2021.004

    Uma resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Migrate logo Branco

    Fale Conosco

    11 4240 6556

    Deixe seu melhor número para contato,

    nós ligamos pra você...