5 mitos do uso da tecnologia para antecipar recebíveis

Sobre o que vamos falar?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você conhece todas as lendas relacionadas ao ato de utilizar a tecnologia para antecipar recebíveis? Adiantar o recebimento de capital futuro é muito importante para solucionar problemas pontuais da empresa, como a escassez de fluxo de caixa.

No entanto, muitos empreendedores desconhecem como funciona esse processo e se apegam às fábulas difundidas por aí afora. Com isso, perdem uma ótima oportunidade para os negócios.

Pensando nisso, na postagem de hoje, vamos falar sobre os principais mitos sobre a antecipação de recebíveis e como essa ferramenta pode auxiliar a sua companhia. Continue lendo e confira!

1. Antecipar recebíveis é caro

Na verdade, a utilização de crédito por meio da antecipação de contas a receber, geralmente, é bem mais barata do que por meio de empréstimos.

O risco de o contratante não pagar a dívida é menor ao antecipar, pois ele solicita o adiantamento de pagamentos que recolherá, ou seja, um dinheiro que já é dele, porém, ainda não está em mãos.

Por outro lado, no caso de pedir emprestado, o empreendedor não possui aquele dinheiro e nem o receberá. Portanto, é mais arriscado para o credor que, consequentemente, cobra juros maiores para assumir o perigo de inadimplência.

2. É demorado como um empréstimo

A antecipação de recebíveis é diferente de um empréstimo em vários aspectos. O primeiro é a taxa, normalmente, mais baixa, como já foi citado.

Além disso, o processo é muito mais simples e rápido do que em um banco, sobretudo se for por meio da utilização de softwares. Esse tipo de ferramenta analisa o cadastro do solicitante automaticamente e pode disponibilizar o crédito em minutos, após poucos cliques.

A instituição financeira que oferece empréstimo precisa avaliar se a pessoa tem condições de pagar a dívida. No entanto, isso não é necessário para as empresas que oferecem antecipação, pois os comprovantes das contas a receber já fazem isso.

Dessa forma, o empréstimo é muito mais demorado, e o solicitante paga um valor bastante superior ao solicitado.

3. É para empresas com problemas financeiros

Companhias negativadas também podem conseguir crédito por meio do adiantamento das contas a receber. Isso pode levar à crença de que essa modalidade se aplica apenas para negócios nessa situação. Todavia, esse fato não é verdade.

A antecipação é para qualquer empresa que deseja manter o fluxo financeiro mais estável. Dessa forma, é possível evitar problemas, como períodos com pouco capital de giro intercalados a outros com maiores. Esse tipo de crédito permite que o setor financeiro do negócio esteja sempre nivelado e possa operar sem momentos de muito aperto.

4. É necessário antecipar todos os recebíveis

As empresas que oferecem antecipação não obrigam a adiantar todos os seus recebimentos. Dessa forma, com um bom planejamento você pode ficar menos receoso com o caixa no futuro, pois apenas alguns dos seus recebimentos serão utilizados para a antecipação. Normalmente, as empresas escolhem faturar as contas que serão recebidas de alguns clientes específicos, seja pela segurança que eles transmitem ou outro fator.

De fato, conhecer como a antecipação das contas a receber funciona de verdade pode parecer desafiador. Afinal, muitos empreendedores desconhecem a prática e os benefícios que ela pode trazer para o negócio. No entanto, após essas considerações, você pode desmistificar as lendas e perceber como essa ferramenta auxilia as operações financeiras da empresa, permitindo o acesso ao crédito de forma rápida e prática.

E então, já sabe como a tecnologia pode lhe ajudar a antecipar recebíveis? Quer saber muito mais? Então conheça três vantagens do uso de softwares para antecipação de recebíveis!

[rock-convert-cta id=”4362″]

Conheça a Plataforma InvoiCy

banner lateral blog news assinar
Tenha todas as informações e novidades sobre tecnologia, gestão e emissão fiscal em primeira mão 🚀

    # Você vai se interessar também

    18 Anos da Migrate
    Tabela NCM Atualizada
    Capture suas Notas Fiscais em mais de 2.400 Municípios

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Migrate logo Branco

    Fale Conosco

    11 4240 6556

    Deixe seu melhor número para contato,

    nós ligamos pra você...