Obrigatório informar CNPJ da ANTT da emissão do MDF-e

Sobre o que vamos falar?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Olá! Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o artigo 22 da Resolução ANTT nº 4.799/2015, que obriga o preenchimento do CNPJ da ANTT em todos os MDF-e emitidos.

O assunto já é antigo. A resolução, de 2015. Mas, você sabia que era obrigatório informar o CNPJ da ANTT na emissão do MDF-e? E que, caso não informado, o emissor está sujeito à punição pelo órgão?

O que diz o artigo 22? 

A Resolução ANTT nº 4.799 foi publicada no dia 27 de junho de 2015 e regulamenta procedimentos para inscrição e manutenção no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, RNTRC, e dá outras providências.

O artigo 22 desta resolução diz que:

“Na realização do transporte rodoviário de cargas é obrigatória a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais – MDF-e, como documento que caracteriza a operação de transporte, as obrigações e as responsabilidades das partes e a natureza fiscal da operação, respeitado o art. 744 do Código Civil. 

  • 1º. O emitente do documento fiscal deve autorizar a ANTT a ter acesso ao conteúdo digital do documento, mediante o preenchimento do CNPJ da ANTT em campo específico.” 

Mas, onde devo informar o CNPJ, e qual o CNPJ a ser informado?

É muito simples! O CNPJ deverá ser informado no grupo autXML do layout InvoiCy, no campo CNPJ_aut, conforme imagem a seguir:

O CNPJ a ser informado deve ser o seguinte: 04.898.488/0001-77.

Não é necessário realizar nenhum outro procedimento. Basta a cada emissão de um MDF-e, alimentar este CNPJ no campo CNPJ_aut, e a empresa estará atendendo à legislação, conforme o esperado.

Não deixe para depois! Realize este procedimento o quanto antes e esteja em compliance com a ANTT.

Em caso de dúvidas, não deixe de contatar nossa equipe de atendimento, pelo e-mail atendimento@migrate.info, ou diretamente comigo no e-mail rodrigoartus@migrate.info.

banner lateral blog news assinar
Tenha todas as informações e novidades sobre tecnologia, gestão e emissão fiscal em primeira mão 🚀

    # Você vai se interessar também

    Capture suas Notas Fiscais em mais de 2.400 Municípios
    NT 2021.004
    Plataforma InvoiCy Bate Recorde de Emissão

    Uma resposta

    1. Parabéns pela clareza na explicação! Nem no manual do MDF-e eu consegui encontrar esta informação e você esclareceu com poucas linhas!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Migrate logo Branco

    Fale Conosco

    11 4240 6556

    Deixe seu melhor número para contato,

    nós ligamos pra você...