Busca de dados da NF-e

Sobre o que vamos falar?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Recentemente foi publicada alteração no Anexo Único da Portaria RFB nº 2189, de 06 de junho de 2017, que trata sobre a disponibilidade de acesso para terceiros, de dados e informações. Assim, regulamenta a busca de dados da NF-e, conforme você verá a seguir.

Mas o que contém este anexo único?

Pois bem, antes de responder a esta pergunta, é preciso entender a origem deste documento. Conforme consta na Portaria MF nº 457, de 8 de dezembro de 2016, foi autorizado ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, a disponibilizar para terceiros, acesso a dados e informações que hospeda em sua base, no âmbito de seus contratos de prestação de serviços de tecnologia da informação junto a órgãos públicos e entidades integrantes da Administração Pública Indireta.

Porém, para regrar e especificar quais dados a SERPRO poderia disponibilizar, foi publicada a Portaria RFB nº 2189, de 06 de junho de 2017  que conforme o parágrafo segundo, os dados e informações apenas seriam disponibilizados, mediante a apresentação do argumento de consulta estabelecido no Anexo Único. No quadro abaixo, são apresentados os conjuntos a serem pesquisados com seus respectivos argumentos de consulta.

Conjunto a ser pesquisado Argumentos de consulta
1. Cadastro de Pessoas físicas – CPF Número do CPF
2. Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ Número do CNPJ
3. Nota Fiscal Eletrônica – NF-e Chave da NF-e

Então, para cada conjunto consultado há um grupo de dados a ser retornado, conforme consta no Anexo Único.

Como fica a consulta da NF-e?

A alteração que ocorreu no Anexo Único, é referente ao conjunto 3. Nota Fiscal Eletrônica – NF-e. Atualmente, ao realizar uma consulta no serviço da SERPRO com a chave de acesso da NF-e, eram retornadas praticamente todas as informações desta NF-e e seus eventos.

Agora, conforme publicado na Portaria RFB nº 519, de 18 de março de 2020o conjunto 3. Nota Fiscal Eletrônica – NF-e foi retirado da opção de consulta do Anexo Único.

Então, a partir 1º de Julho de 2020, as aplicações que se utilizam deste serviço de consulta de dados da NF-e na SERPRO, não serão mais atendidas neste quesito.

Para empresas que buscam dados das NF-e emitidas contra seu CNPJ ou em que seu CNPJ é incluído como autorizado a baixa do XML, uma alternativa a este bloqueio, é migrar para um serviço de manifestação do destinatário.

Ao realizar a consulta através do web service de distribuição a empresa poderá receber:

  1. Todos os XML resumo das NF-e emitidas contra seu CNPJ, para obter o XML completo é necessário realizar a manifestação;
  2. Todos os XML completo dos CT-es emitidos contra seu CNPJ;
  3. Todos os XML completo das NF-e em que seu CNPJ esteja relacionado como autorizado.

Mantenha o foco no seu negócio! Nós cuidamos da emissão fiscal para você! Nossa plataforma InvoiCy disponibiliza duas formas para realizar a manifestação do destinatário, via integração Web Service ou então via tela contratando a nossa Extensão de Manifestação do destinatário. Entre em contato com nossos consultores online via whatsapp e solicite uma apresentação da Plataforma InvoiCy agora mesmo!

banner lateral blog news assinar
Tenha todas as informações e novidades sobre tecnologia, gestão e emissão fiscal em primeira mão 🚀

    # Você vai se interessar também

    Tabela NCM Atualizada
    Capture suas Notas Fiscais em mais de 2.400 Municípios
    NT 2021.004

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Migrate logo Branco

    Fale Conosco

    11 4240 6556

    Deixe seu melhor número para contato,

    nós ligamos pra você...