Novo Evento de NF-e

Sobre o que vamos falar?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Hoje vamos falar do novo evento da NF-e, publicado pela NT 2021.001, que institui o novo comprovante de entrega do NF-e. Você vai entender tudo sobre eventos de NF-e, as principais mudanças da NT e a sua importância para o seu negócio. Vamos juntos?!

O que é Evento de NF-e?

Depois da autorização de uso da NF-e, podem acontecer algumas situações relacionadas à nota fiscal. Esses fatos posteriores à autorização são conhecidos como Eventos de NF-e.

Cada evento tem sua importância e objetivo. Por isso é essencial você ficar ligado para saber como interpretar as informações de cada evento.

Quem Pode Gerar um Novo Evento de NF-e

Os eventos são registrados na SEFAZ por um dos interessados na operação. Esse registro é realizado através do Sistema de Registro de Eventos e os interessados podem ser:

  •  Emissor;
  •  Destinatário;
  •  Transportador;
  •  Unidades Federativas;
  •  SEFAZ.

Tipos de Eventos

Hoje, existem no Brasil mais de 18 tipos de eventos para NF-e. Entre eles estão:

  • Ciência da Emissão
  • Operação não realizada
  • Registro de Saída
  • Prorrogação do Prazo
  • Cancelamento
  • Carta de Correção Eletrônica
  • Desconhecimento da Transação
  • NF-e Referenciada

Como Consultar

Você pode consultar os eventos vinculados a uma NF-e manualmente, através da consulta da NF-e pela internet, e pelo sistema.

Com a consulta, qualquer ator da NF-e tem acesso aos documentos fiscais eletrônicos e as informações que sejam do seu interesse, mas não foram geradas por ele.

Você pode acessar essas informações pelo período de até 3 meses após o recebimento da nota fiscal eletrônica pelo Ambiente Nacional da NF-e.

Novo Evento de Comprovante de Entrega de NF-e

Hoje, quando você realiza alguma compra em um e-commerce, por exemplo, você costuma receber um “canhoto da nota fiscal”, no qual você assina o recebimento da mercadoria.

Com o objetivo de auxiliar ainda mais as empresas e transportadoras com essa operação de entrega de mercadorias, assim como atender a procedimentos tributários e financeiros, está sendo implantando o “comprovante de entrega de NF-e” .

O que é Comprovante de Entrega de NF-e

O comprovante de entrega de NF-e irá confirmar a entrega e recebimento da mercadoria por meio da captura de imagens e demais eventos no documento fiscal eletrônico pelas empresas que emitem a NF-e.

A NT 2021.001 marca a passagem da comprovação de entrega da mercadoria do meio físico (assinatura do canhoto) para o meio digital, trazendo dois novos eventos para a NF-e:

Comprovante de Entrega de NF-e

Cancelamento de Comprovante de Entrega de NF-e

Assim, quando a entrega da mercadoria não tiver relação com o CT-e (Comprovante de Transporte Eletrônico), esses dois eventos são gerados.

Vantagens do Novo Evento

Com esse novo evento de comprovação de entrega de NF-e, sua empresa tem muito a ganhar, pois agora você pode evitar processos tributários, uma vez que sua empresa ou transportadora pode bipar todos os dados da NF-e de forma digital e, assim, além de garantir a veracidade das informações, pode também se resguardar de eventuais problemas tributários e financeiros. Assim, você garante mais organização, transparência e uma gestão eficiente de suas NF-e.

Por enquanto a NT 2021.001 não é obrigatória, mas você pode implementá-la para melhorar o seu compliance fiscal e financeiro, além de todas as vantagens que já citamos anteriormente.

Conheça o InvoiCy

novo evento de NF-e
banner lateral blog news assinar
Tenha todas as informações e novidades sobre tecnologia, gestão e emissão fiscal em primeira mão 🚀

    # Você vai se interessar também

    Capture suas Notas Fiscais em mais de 2.400 Municípios
    NT 2021.004
    Plataforma InvoiCy Bate Recorde de Emissão

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Migrate logo Branco

    Fale Conosco

    11 4240 6556

    Deixe seu melhor número para contato,

    nós ligamos pra você...