4 cuidados importantes para evitar a evasão fiscal

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. Além de preocupações com a qualidade dos serviços prestados e com o bom treinamento dos funcionários, os empresários e gestores também precisam ficar sempre atentos ao cumprimento das responsabilidades fiscais para evitar a evasão fiscal, ou seja, a utilização de práticas ilícitas que retardem ou impeçam o pagamento dos tributos após a realização completa do fato gerador da obrigação.

O que é preciso ter em mente é que pensar em formas de reduzir a carga tributária incidente sobre uma atividade é algo totalmente lícito, contudo, as ações demandam um bom planejamento e devem ser adotadas antes da prática dos atos que gerem a incidência tributária. Qualquer tentativa posterior ao nascimento da obrigação configura fraude e, consequentemente, evasão fiscal.

Considerando que a fiscalização que recai sobre as finanças empresariais se torna mais rígida e intensa em tempos de crise e de cortes nos orçamentos públicos, os gestores devem ficar muito atentos quando forem adotar medidas que visem reduzir os gastos com o pagamento de impostos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que poderão contribuir:

 

1. Contrate um escritório de contabilidade

Para pensar na situação financeira da sua empresa e discutir formas de ação para a redução da carga tributária que incide sobre cada operação, o essencial é contratar um escritório de contabilidade de confiança e contar com a ajuda de profissionais capacitados.

É importante ter em mente que antes de tomar qualquer decisão você precisa conhecer o seu fluxo de caixa, ter uma noção das possíveis despesas e dos possíveis lucros, elaborar um balanço patrimonial etc. Qualquer ação rápida ou impensada pode trazer consequências graves e levantar suspeitas dos órgãos de fiscalização.

2. Faça um planejamento tributário eficiente

O planejamento tributário nada mais é que um estudo do histórico fiscal da empresa por meio da realização de cálculos específicos que definem as despesas operacionais, os gastos com pessoal, a receita bruta, a margem de lucro etc.

A realização desse planejamento é essencial para a definição do melhor regime tributário a ser adotado, bem como para a análise de possíveis isenções e incentivos fiscais.

Além disso, por meio de um planejamento eficiente é possível pensar individualmente sobre as especificidades de cada imposto a ser pago e evitar a incidência do fato gerador ou reduzir a alíquota ou a base de cálculo.

3. Preencha corretamente a declaração de Imposto de Renda

Ao declarar o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica tome cuidado para informar à Receita Federal todas as operações financeiras realizadas e tenha atenção especial com os acréscimos patrimoniais e com a venda de bens. Lembre-se que as divergências nas declarações podem levar ao pagamento de multas de até 225% sobre o valor realmente devido.

Para realizar essa tarefa, o interessante é que você contrate um contador e encaminhe a ele toda a documentação solicitada.

4. Seja um gestor atento e mantenha-se atualizado

Além de todas as medidas já mencionadas acima, é essencial que você permaneça atento à rotina da empresa e converse com frequência com os seus funcionários, contadores e amigos do ramo de atividade, na tentativa de manter-se atualizado acerca das novas possibilidades, das inovações da legislação tributária e dos benefícios eventualmente concedidos pelo governo.

Como o principal interessado na redução dos custos, as medidas para uma gestão mais econômica e segura devem ser acompanhadas com atenção e dedicação. Lembre-se que evitar a evasão fiscal é essencial para a sua tranquilidade como empreendedor e para o sucesso dos seus negócios!

Gostou do post e tem interesse em assuntos relacionados? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas postagens!

Camila Wolfer, 27 anos, formada em Sistemas de Informação, Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Responsável por fidelizar e manter o bom relacionamento com parceiros, buscando excelência no Customer Success, com experiência em atendimento a clientes no setor público e privado e emissão fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
+55 55 3535 4800

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.