4 dicas de como melhorar a produtividade da equipe

Home - Gestão empresarial  - 4 dicas de como melhorar a produtividade da equipe

Camila Wolfer, 27 anos, formada em Sistemas de Informação, Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Responsável por fidelizar e manter o bom relacionamento com parceiros, buscando excelência no Customer Success, com experiência em atendimento a clientes no setor público e privado e emissão fiscal.


Saber como melhorar a produtividade da equipe fará com que uma empresa obtenha diversos benefícios. Isso porque o colaborador é o elemento principal nesse processo, por isso que acompanhá-lo e auxiliá-lo sempre a dar o seu melhor é essencial.

Uma equipe mais produtiva contribui para aumentar a competitividade do negócio, além de reduzir os índices de turnover ou rotatividade na companhia. Em outras palavras, o colaborador veste a camisa da empresa e passa a se empenhar para entregar sempre mais, recebendo a devida valorização por seu trabalho.

Para entender melhor o assunto, separamos para você 4 dicas de como melhorar a produtividade da equipe. Por isso, não deixe de continuar a leitura deste post!

Como melhorar a produtividade da equipe?

Mesmo que uma equipe tenha bom desempenho, sempre existe algum aspecto que precisa ser melhorado. Querendo ou não, uma pequena falha de comunicação, por exemplo, pode significar uma menor geração de receitas para o negócio.

1.Garantir que todos trabalhem pelos mesmos objetivos

Os gestores podem utilizar o planejamento estratégico para esse fim. Após tomarem conhecimento dos objetivos do negócio, cada colaborador pode estabelecer metas individuais e contribuir para que a companhia alcance os resultados esperados. Além disso, é fundamental fazer atualizações nos objetivos e informar à equipe. Isso porque mudanças na economia ou no mercado podem acontecer, por exemplo.

2.Manter o time motivado

Conforme o colaborador passa mais tempo na empresa, é provável que em alguns momentos ele se sinta desmotivado ou desvalorizado. Para reverter esse quadro, é de grande importância que o gestor compartilhe com ele as conquistas da empresa, bem como notícias e outras informações referentes à companhia que contribuam para que ele se sinta valorizado.

3.Buscar soluções práticas para uma comunicação efetiva

Uma comunicação falha é fonte de problemas na empresa, o que afeta diretamente o fluxo de receitas. Quando o gestor busca reunir os colaboradores com frequência, esse problema tende a ser mitigado. Uma comunicação ineficiente pode causar retrabalhos, uma vez que o colaborador não consegue saber exatamente o que o colega de trabalho está fazendo, prejudicando o andamento do fluxo de atividades.

4.Gerenciar o tempo

A sobrecarga de atividades é algo bastante negativo, além de contribuir para que as tarefas sejam entregues com atraso. Nesse sentido, gerenciar bem o tempo faz toda a diferença, uma vez que ajuda a mitigar outro problema que é a desmotivação dos profissionais.

Como usar a tecnologia para melhorar a produtividade da equipe?

Para implementar as quatro dicas citadas há pouco, uma plataforma de software se faz indispensável. Isso porque as tecnologias presentes nessas soluções ajudam, dentre outras coisas, a melhorar a comunicação entre os colaboradores e gerenciar melhor o tempo.

Viu como melhorar a produtividade da equipe é importante? Além de contribuir no aumento da motivação dos profissionais, as quatro dicas que apresentamos fazem com que o negócio tenha a oportunidade de atrair mais receita, o que pode refletir em novos investimentos para o negócio. Por fim, reforçamos a importância de contar com um software que seja responsável por auxiliar na gestão de equipes.

Continue no nosso blog e aumente os seus conhecimentos sobre o assunto. Para isso, não deixe de conhecer como uma empresa pode medir a qualidade da equipe!

CTA para complementar o tema sobre como melhorar a produtividade da equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *