4 dicas para desenvolver o mindset empreendedor e aplicar na sua carreira

Ao contrário do que muitos pensam, qualquer um pode adquirir um mindset empreendedor — até mesmo aquelas pessoas que não nasceram para os negócios.

Afinal, o empreendedorismo começa com a descoberta de maneiras de agregar valor à sua comunidade, identificando e resolvendo um problema com uma ideia ou habilidade própria. Pensando nisso, neste artigo, apresentamos dicas de como desenvolver o mindset empreendedor e aplicá-lo em uma empresa de desenvolvimento de software. Vamos lá?

Como desenvolver o mindset empreendedor?

A mentalidade empreendedora, principalmente em uma área inovadora — como a de desenvolvimento de software —, tem a ver com a sua personalidade ou até mesmo com o campo em que você começou a trabalhar. Por conta disso, cada desenvolvedor vai apresentar uma forma diferente de pensar.

No entanto, há algumas características comuns à mentalidade desses profissionais. A seguir, veja alguns desses pontos para desenvolver o seu mindset empreendedor!

1. Saiba manter o foco

Embora ser multitarefa seja uma habilidade importante para um desenvolvedor de softwares, ela também tem um lado negativo. Afinal, a capacidade de concentração diminui, fazendo com que o profissional cometa mais erros e perca o controle de processos.

Além disso, a distração pode se tornar um hábito. Afinal, a maioria das pessoas se concentra melhor de manhã ou tarde da noite. Então, observe o melhor período para você e aloque as suas tarefas mais difíceis para esses momentos. Pratique o método GTD e dedique sua atenção a uma única atividade por vez.

2. Desenvolva o autoconhecimento

O conhecimento é fundamental, principalmente em uma área em evolução como a tecnológica — afinal, o que se aprende hoje pode estar defasado em 5 anos. Qualquer pessoa pode aprender as habilidades e competências essenciais do empreendedorismo, desde que tenha disposição para sempre continuar aprendendo.

Assim, para ter sucesso, é preciso dominar a arte do autoconhecimento e se manter aberto para testar, na prática, o conteúdo aprendido. Nunca se apegue à crença de que você já sabe o suficiente — para um desenvolvedor, isso não existe.

3. Seja cauteloso

Existem inúmeros riscos ao se candidatar a um novo emprego, assim como ao começar um negócio por conta própria. Já para o empreendedorismo, é preciso entender completamente tais perigos e mitigá-los.

É necessário ter cautela e estar cientes de todos os riscos potenciais no desenvolvimento de um software, para saber quais valem a pena e quais devem ser evitados. A melhor maneira de combater problemas é prestar atenção ao seu público-alvo e estar disposto a adaptar o seu projeto para encontrar uma solução.

4. Reconheça os seus limites

Se você quer ser um verdadeiro empreendedor, é importante que se conheça bem. Afinal, não contará com um gerente para lhe dar o feedback sobre o seu trabalho. Além disso, seus subordinados diretos provavelmente terão medo de lhe dizer o que realmente pensam.

Como vimos, uma observação minuciosa dos seus pontos fortes e fracos é fundamental para empreender. Por isso, descubra o que você gosta ou não de fazer, e procure por profissionais que complementem as suas habilidades.

Nunca houve um momento melhor ou de mais oportunidades para os empreendedores. Afinal, a recente crise econômica exigiu uma transformação dos processos e culturas de negócios, o que foi potencializado com o surgimento de novas tecnologias — como a popularização do acesso à Internet, o crescimento do mercado mobile e o desenvolvimento da inteligência artificial.

O mercado de softwares se tornou mutável, exigente e em constante crescimento — e a concorrência é grande! Por isso, agora é a hora de conhecer a si mesmo e utilizar do mindset empreendedor para promover o seu crescimento empresarial.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro do assunto, assine a nossa newsletter e receba novos artigos diretamente em seu e-mail!

Camila Wolfer, 27 anos, formada em Sistemas de Informação, Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Responsável por fidelizar e manter o bom relacionamento com parceiros, buscando excelência no Customer Success, com experiência em atendimento a clientes no setor público e privado e emissão fiscal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
11 4240 6556

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.