6 dicas para facilitar a comunicação de sua equipe de TI

6 dicas para facilitar a comunicação de sua equipe de TI

A comunicação é um ponto muito importante para uma boa gestão e liderança de qualquer equipe.

Se você é do tipo de gestor que se preocupa em ter um desempenho melhor do que o esperado em seus produtos e serviços para ser mais competitivo e ter diferenciais junto ao consumidor…parabéns!

Seu pensamento é igual ao de muitos gestores!

Mas, perante a complexidade desse universo empresarial, que envolve uma série de equipes, personalidades, pessoas e projetos que precisam estar em consonância para que objetivos comuns sejam atingidos, o que deve-se fazer para melhorar a comunicação da equipe?

Separamos 6 dicas que podem lhe ajudar a facilitar a comunicação de sua equipe de TI. Que tal conferir e tentar aplicar a partir de hoje?

1. Faça reuniões periódicas de brainstorming

Fazer reuniões de brainstorming uma vez por semana, mensalmente ou sempre que surgir um problema é uma forma de você, como gestor, dar abertura para que sua equipe exponha suas ideias. Desta forma eles estarão preparados para compartilhar com os demais as novidades da área, sugerir novas tecnologias, novos meios para aumentar a produtividade, relatar situações que promovam melhorias ou para motivar o restante da equipe.

2. Disponibilizar canais de comunicação

Disponibilizar um ambiente onde todos os profissionais tenham acesso 24X7 e possam registrar nele o que pensam, o que querem. Um canal onde o responsável seja alguém sem relação com a diretoria ou a gerencia diretamente, o responsável do RH por exemplo, de a eles a possibilidade de anonimato.

3. Fale de igual para igual

Converse com seu técnico de forma simples, direta e humilde, assim ele se sentirá mais a vontade para conversar com você em outro momento, não lhe custa nada dar um bom dia quando encontra-lo no corredor. Tranquiliza-los de que você é o gerente e como tal está aberto a novas ideias, sugestões e a escuta-los.

4. Envie e-mails

Apesar de todas estas medidas, pode ser que ainda haja alguns resistentes, e como já falamos é comum para profissionais da área de tecnologia. Experimente enviar para estes um e-mail personalizado, questione-os se há algo que eles queiram compartilhar com o restante da equipe, uma novidade, uma atividade que estejam realizando, estimule-os a falar com você e aos poucos o ajude a falar com os demais.

5. Dê feedback individual

Conversar individualmente com seus funcionários também é uma boa ideia, pense que você pode ter em sua equipe um profissional que não consiga falar para muitas pessoas, por isso nunca se manifesta nas reuniões da equipe, e este mesmo profissional não conseguiu dar a devida atenção ao seu e-mail pois, estava muito atarefado trabalhando em um novo projeto. Se você marcar um horário com ele para conversar, só vocês, pode ser que descubra grandes possibilidades.

6. Tome um café com a sua equipe de TI

Frequente os locais de “descompressão” da empresa, pare cinco minutos para tomar um café e conversar com alguns integrantes da sua equipe de forma descontraída, informal ou apenas escute o que eles falam em seus minutos de dispersão nos ambientes informais.

E lembre-se, boa comunicação não é apenas falar o português corretamente, mas sim, criar empatia e bom relacionamento com todas as áreas da empresa e perante seus colaboradores.

Esperamos ter ajudado você a se comunicar melhor com sua equipe.

Conheça também o post Desafios enfrentados na gestão de projetos de TI.

 

Checklist para um bom decisor de TI

Camila Wolfer, 27 anos, formada em Sistemas de Informação, Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Responsável por fidelizar e manter o bom relacionamento com parceiros, buscando excelência no Customer Success, com experiência em atendimento a clientes no setor público e privado e emissão fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
11 4240 6556

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.