cancelamento de CT-e e MDF-e

Novo campo opcional no cancelamento de CT-e e MDF-e

Olá! Hoje eu vim aqui para te contar uma novidade que foi liberada no Layout XML de cancelamento de CT-e e MDF-e do InvoiCy.

Em nossa última atualização, liberamos o campo tpEmis (tipo de emissão do documento) no layout de cancelamento destes documentos. Mas não se preocupe, o campo é de preenchimento opcional, e não deve impactar sua integração atual.

Por que liberamos este novo campo?

Com a liberação das notas técnicas 2021.001 do CT-e e do MDF-e no mês de maio/2021, a SEFAZ passou a permitir a emissão de dois documentos com mesmo número e série, porém com o tipo de emissão diferente.

Eu explico: Podem haver situações esporádicas, onde um mesmo documento tenha sido emitido no ambiente normal da SEFAZ e também em ambiente de contingência, como SVC por exemplo. Isso é comum ocorrer quando ocorrem instabilidades na comunicação com a SEFAZ.

Nesta situação, o InvoiCy armazenará ambos os documentos, ou seja, tanto o documento emitido em ambiente normal, como o documento emitido em contingência, mesmo que eles tenham exatamente o mesmo número e série.

É aí que entra o campo tpEmis no cancelamento. Caso seja necessário cancelar um destes documentos que possuem mesmo número e série, porem tipos de emissão diferente, será necessário informar ao InvoiCy qual documento deseja cancelar, passando o tipo de emissão desejado no campo tpEmis.

Exemplo:

Por exemplo, vamos supor que o documento número 15 da série 1, tenha sido emitido com tpEmis = 1 (normal) e tpEmis = 7 (contingência SVC), e ambos tenham autorizado perante a SEFAZ. No InvoiCy, os dois documentos serão armazenados, certo? Agora, vamos supor que o cliente deseje cancelar o documento de tpEmis = 1 (normal), mantendo autorizado somente o documento emitido em contingência SVC. Neste cenário, o cliente deverá enviar o pedido de cancelamento com a tag tpEmis = 1, conforme representado abaixo:

Nota importante: Caso o ERP informe somente a chave de acesso do documento para cancelamento, não é necessário informar a tag tpEmis, pois o InvoiCy obterá este dado diretamente da chave de acesso. Por exemplo:

Fique ligado e não deixe de obter o layout atualizado de cancelamento do CT-e e do MDF-e. Faça o download agora mesmo nos links abaixo:

Em caso de dúvidas, contate agora mesmo o nosso canal de atendimento pelo e-mail atendimento@migrate.info, ou ligue para (11) 4240-6556.

Product Owner da Migrate. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é responsável pela evolução dos produtos InvoiCy e estreitamento do relacionamento com Parceiros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
11 4240 6556

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.