5 Coisas positivas sobre Cloud Computing

5 coisas (positivas) que você precisa saber sobre Cloud Computing

O Cloud Computing, que em português significa, computação na nuvem, até alguns anos atrás era uma super tendência que tinha como propósito revolucionar o uso da internet. Isso por que com ele as pessoas e empresas não precisariam instalar nenhum programa em seus computadores (desktop). Isso envolveria desde o uso de planilhas até a edição de imagens, do simples ao complexo.

Este artigo visa explicar o conceito do termo e apresentar algumas das particularidades sobre o Cloud Computing que todo mundo deveria saber.

Conceito de Cloud Computing

Quando falamos em Cloud Computing, estamos falando de uma tecnologia que permite o uso remoto de programas, planilhas, documentos e serviços por meio da internet, sem a necessidade de instalação de algum software no desktop.

Os usuários podem acessar seus arquivos pessoais de qualquer lugar e com qualquer dispositivo (smartphone, laptop, desktop, tablet) que tenha internet e não é necessário arquivar documentos em objetos físicos como CD´s, HD externo, pendrives e aparelhos diversos, pois, eles ficam salvos “na nuvem”.

Quando você acessa seu e-mail online, salva arquivos no Google Drive, paga contas pelo internet banking ou coloca uma foto no Facebook, você está fazendo tudo isto “na nuvem”.

Para o cenário empreendedor é importante listar algumas das vantagens, principalmente para redução de custos e expansão do negócio. Veja por que:

1) Reduz custos

A maior vantagem da tecnologia Cloud Computing é que você só paga pelo que usar.

No passado, empresas desenvolvedoras de ERP, por exemplo, precisariam investir em servidores próprios, em profissionais capacitados para configurá-los, adquirir licenças de banco de dados e isso se tornava algo extremamente caro.

Era comum também, que após um tempo de uso, a capacidade dessa estrutura ficasse ociosa, forçando a aquisição de novos equipamentos.

No modelo de uso do Cloud Computing, empresas alugam a capacidade de hardware, pagando só pelo que realmente irão utilizar.

Com softwares não é muito diferente. Ao invés de comprar licenças de uso do sistema para instalação em sua máquina, você paga uma mensalidade a empresa que fornece o sistema e tem tudo funcionando na hora, com custos que podem ser milhares de vezes menores em alguns casos.

Quanto ao uso pessoal, também existem todas essas vantagens. Além do fato de que computadores pessoais tiveram o custo reduzido, influenciados pelo cloud, você acessa o mesmo documento de seu desktop, de seu smartphone, de seu tablet, sem precisar fazer uma cópia diferente para cada dispositivo.

2) Software como Serviço (SaaS)

Você pode usar o Cloud Computing tanto para hardware, quanto para software. Para ficar mais claro, por exemplo, você pode alugar um servidor e usar como precisar ou você pode pagar uma mensalidade por um software que tenha tudo configurado e pronto.

O modelo de software como serviço também pode ser atualizado a cada versão, sem precisar que sejam feitos novos investimentos e o tempo que antes era perdido com instalações, hoje não existe mais.

3) Flexibilidade, agilidade e escalabilidade

Em um cenário positivo, é muito provável que a sua companhia cresça rapidamente. Porém, se a sua empresa possui a infraestrutura de tecnologia dentro de casa, baseada em servidores físicos, é possível que os seus planos de crescimento sejam impactados pelos prazos de upgrade de servidores e migrações de infraestrutura.

Já, com o uso do Cloud, você não precisa se preocupar com os investimentos que terá que fazer, pois, ele é flexível e te permite aumentar ou diminuir a infraestrutura de tecnologia a hora que quiser, de forma rápida e ágil.

Quando você utiliza um software na nuvem (SaaS) o próprio fornecedor se encarrega disto ao utilizar métodos automatizados que garantem que sempre haverá disponibilidade independente do número de pessoas que acessam o sistema em determinados momentos.

4) Compromisso do fornecedor

Ao se tratar de relacionamento entre empresa e cliente, o modelo cloud computing vem trazendo à tona aquele significado da satisfação do cliente, pois, se o cliente estiver insatisfeito trocar de solução, para ele, é muito simples e sem muito impacto.

Por isso, a atenção do fornecedor está 100% voltada na conquista de um cliente satisfeito de forma contínua, o que melhora o relacionamento e é muito bom para todas as partes envolvidas.

5) Maior segurança de dados

O Cloud Computing tem se desenvolvido cada vez mais em relação a segurança de dados. Prova disso são as grandes empresas Google, Amazon, IBM, Yahoo e Dropbox. Isso por que com o desenvolvimento de criptografias e certificados de segurança, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais segura.

Afinal de contas, quem provê serviços de cloud computing precisa estar sempre atualizado com as melhores práticas e tecnologias de segurança de dados.

Além das vantagens citadas acima, o Cloud Computing, sem dúvida nenhuma, é  uma tecnologia inovadora que é vista com bons olhos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Fique a vontade para discordar ou para deixar seus comentários, teremos o prazer em debater sobre o tema.

Tudo que vocês precisa saber sobre NF-e e notas técnicas

Camila Wolfer, 27 anos, formada em Sistemas de Informação, Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Responsável por fidelizar e manter o bom relacionamento com parceiros, buscando excelência no Customer Success, com experiência em atendimento a clientes no setor público e privado e emissão fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
11 4240 6556

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.