Compliance fiscal: entenda o que é e como aplicar na sua empresa

Home - Gestão empresarial  - Compliance fiscal: entenda o que é e como aplicar na sua empresa

Camila Wolfer, 27 anos, formada em Sistemas de Informação, Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Responsável por fidelizar e manter o bom relacionamento com parceiros, buscando excelência no Customer Success, com experiência em atendimento a clientes no setor público e privado e emissão fiscal.


Você já deve ter ficado com muitas dúvidas sobre os assuntos tributários e fiscais da sua empresa, certo? Embora seja algo comum, é importante estar por dentro desse tipo de assunto para ter uma gestão mais eficiente. Por falar nisso, você sabe o que é compliance fiscal?

Este termo refere-se às estratégias de redução de riscos de penalidades relacionadas às obrigações fiscais. Por meio dessa medida, a empresa consegue atuar dentro das leis fiscais vigentes, reduzindo ao máximo os problemas com o fisco.

Quer entender mais sobre como isso tem ajudado muitos empreendedores a otimizar a gestão do negócio? Então, continue a leitura deste post e saiba como o compliance fiscal deve ser aplicado.

Quais são os riscos de não ter um compliance fiscal?

Você sabia que a ausência do compliance fiscal pode ocasionar resultados negativos para um negócio? Veja o que a sua empresa tem a perder ao não colocar em prática essa medida:

  • multas e outras penalidades: juros, multas e outras penalidades são aplicadas quando a empresa não cumpre uma norma fiscal. Isso pode colocar em risco não só o fluxo de caixa da organização, mas também o seu funcionamento no mercado;
  • imagem negativa: quando uma empresa tem pendências com o fisco, a reputação dela é prejudicada. Isso impacta a imagem corporativa diante de clientes, fornecedores e parceiros de negócio;
  • desconhecimento sobre o funcionamento dos tributos: cada imposto e demais contribuições pagos por uma empresa precisam ser observados com cuidado para não ter prejuízos futuros.

Como aplicar compliance fiscal na empresa?

Agora que você já entendeu quais são os riscos que o seu negócio corre ao não aplicar o compliance fiscal de forma correta, listamos algumas dicas para colocar essa medida em prática. Acompanhe!

Faça um planejamento tributário

O planejamento tributário vai ajudar você a reduzir os valores recolhidos de seus tributos de maneira eficaz e legal. Nesse sentido, você precisa identificar os seguintes dados sobre o desempenho do seu negócio:

  • faturamento;
  • despesas operacionais;
  • despesas com folhas de pagamento;
  • últimos balanços contábeis;
  • compras realizadas, entre outras movimentações financeiras que são passíveis de tributos.

Invista em soluções tecnológicas

As soluções tecnológicas oferecem um ganho em precisão e agilidade no registro de informações de cada nota fiscal. Dessa forma, todos os departamentos da empresa conseguem ter acesso a esses dados de maneira automática sempre que precisar. Além disso, as chances de erros e confusões são reduzidas e o negócio passa a ter mais segurança financeira e jurídica.

Tenha uma gestão eficiente de documentos fiscais

A gestão de documentos é algo muito importante e, por isso, precisa ser executada com muito cuidado e atenção. Nesse sentido, o compliance fiscal proporciona mais segurança às informações da empresa, a fim de manter os arquivos protegidos. Mais uma vez, a tecnologia se faz indispensável nesse momento.

Como você pode perceber, o compliance fiscal é essencial para o sucesso da gestão de um negócio. Por meio dele, é possível estar dentro das exigências fiscais e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos tributários.

Se você achou este post útil para sua gestão, aproveite a oportunidade e saiba como funciona o Emissor de Nota Fiscal do Consumidor (NFC-E).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
+55 55 3535 4800

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade