Conheça a importância da nota fiscal para o marketplace

Da mesma forma que ocorre em um comércio físico, um negócio online precisa estar atento aos aspectos fiscais. Embora seja bastante burocrático, existem maneiras que facilitam esse procedimento, de modo que um empreendimento virtual economize dinheiro e tempo.

Pensando em ajudar a esclarecer suas dúvidas, preparamos este conteúdo. Nele, você conhecerá os tipos de nota fiscal para marketplace, assim como a sua importância. Por fim, mostraremos o porquê da necessidade desse processo ser automatizado.

Ficou interessado no tema? Então, continue no nosso blog e acompanhe a leitura!

Quais os tipos de nota fiscal para marketplace?

A emissão pode ocorrer em razão da venda de produtos ou serviços. No primeiro caso, o documento correspondente é a NF-e (Nota Fiscal eletrônica), que deve ser gerada sempre que um usuário fechar uma venda com o consumidor final.

Com relação ao segundo, se o seu marketplace comercializa serviços como cursos online, — em vez de produtos físicos —, o documento a ser emitido é a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica).

Sobre esses dois tipos, convém salientar que, embora o seu marketplace comercialize mercadorias, isso não significa que você não precisa emitir uma nota fiscal de serviço. Afinal, o seu modelo de negócios envolve lojistas que, assim como você, são pessoas jurídicas.

Qual a importância da nota fiscal para marketplace?

Todo empreendimento — seja online , seja físico —, deve prestar contas de seu faturamento junto aos órgãos fiscalizadores do governo. Por meio de ambas as notas fiscais mencionadas, o seu negócio correrá menos riscos de sofrer multas e outras penalidades referentes ao não pagamento de impostos.

Confira, nos tópicos a seguir, alguns aspectos que reiteram a importância de emitir documentos fiscais eletrônicos no seu marketplace.

Automatização

É fato que lidar com a parte fiscal de um negócio é algo que demanda tempo. Por isso, a automatização veio para facilitar os procedimentos, de modo a evitar o trabalho manual, que é bastante propenso a erros e retrabalhos. Delegando essas tarefas a um software, sobra mais tempo para o desempenho de atividades estratégicas de um marketplace.

Armazenamento

Outra dor de cabeça de muitos empreendedores é o armazenamento dos documentos fiscais. Com o surgimento das notas de produto e serviço eletrônicas, esse problema foi eliminado, uma vez que agora o armazenamento pode ser feito digitalmente.

Acesso

Se você tiver uma conexão com a Internet, poderá acessar os documentos por meio de dispositivos móveis, como tablets e celulares. Dessa forma, você não ficará mais limitado a ter um computador sempre por perto para fazer uma conferência de notas, por exemplo.

Por que automatizar esse processo no marketplace?

A emissão de NFS-e deve ser feita junto à prefeitura de sua cidade. Contudo, é possível que o sistema fique instável, o que pode dificultar o processo de geração dos documentos. Não obstante, também é preciso estar atento às particularidades de cada município.

A automatização é útil para que você delegue ao software as tarefas burocráticas e se detenha em atividades estratégicas. Alguns benefícios dessa prática incluem:

  • o software consegue emitir o documento, mesmo se o sistema da prefeitura estiver lento ou indisponível;
  • se houver estorno, o software tenta efetuar o cancelamento do documento de forma rápida.
  • o sistema pode encontrar o usuário por CEP ou logradouro, caso a informação sobre o endereço esteja incompleta.

Estar em conformidade com a parte fiscal é indispensável para a sobrevivência de qualquer empreendimento. No intuito de reduzir o tempo demandado pela resolução dessas questões, o uso da automatização pode trazer várias vantagens na gestão de nota fiscal para marketplace. O seu negócio ainda é beneficiado com a redução de custos, uma vez que o risco de multas e juros junto aos órgãos de fiscalização é mitigado.

O que achou deste conteúdo? Continue no nosso blog e aproveite para conferir 6 dicas essenciais para a emissão de nota fiscal.

 

Camila Wolfer, 27 anos, formada em Sistemas de Informação, Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Responsável por fidelizar e manter o bom relacionamento com parceiros, buscando excelência no Customer Success, com experiência em atendimento a clientes no setor público e privado e emissão fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
11 4240 6556

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.