Pessoa pesquisando o que é antecipação de recebíveis

Descubra de uma vez por todas o que é antecipação de recebíveis

Já ouviu falar, mas não sabe o que é antecipação de recebíveis? Em razão de desequilíbrios financeiros, falta de um bom capital de giro ou em decorrência de vendas a prazo, muitas vezes, é necessário recorrer a soluções de crédito.

Entretanto, os empreendedores buscam por alternativas mais benéficas e, principalmente, mais rápidas do que empréstimos bancários. Quando isso acontece, a antecipação de recebíveis representa a possibilidade de evitar dívidas e minimizar a estagnação financeira do negócio.

Neste artigo, vamos responder às principais dúvidas sobre o assunto, já que muitos gestores ainda não conhecem esse serviço. Entenda!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é quando a sua empresa adianta os valores de recebimentos futuros. Por exemplo, imagine que você realizou uma venda parcelada, ou que a sua prestação de serviço somente será paga daqui a 45 dias.

Com a antecipação, você pode ter acesso a esse dinheiro para que ele seja transformado em fluxo de caixa. Essa é uma alternativa bastante utilizada e benéfica para a gestão financeira porque não é um ativo emprestado de bancos ou financeiras, mas sim um crédito próprio, que somente está sendo antecipado.

Além disso, é um serviço consideravelmente mais rápido para liberação, já que não é necessário apresentar planos de negócios, como acontece em empréstimos e financiamentos. Essa alternativa pode ser utilizada para antecipar as vendas de:

  • boletos bancários:
  • crediários;
  • cheques pré-datados;
  • duplicatas.

Como fazer a antecipação de recebíveis?

Agora que você já sabe o que é antecipação de recebíveis, veja como antecipar os seus valores. Esse processo pode ser feito por bancos, Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) ou por factorings (empresas que adquirem direitos creditórios).

Se optar pelos bancos, encontrará menores taxas, porém maiores burocracias para receber o seu dinheiro. Já FIDCs possibilitam um recebimento mais rápido e ainda isentam os valores do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Além das taxas, que são ainda menores do que as bancárias.

As factorings, por sua vez, costumam ter as maiores taxas por ser a escolha com menor burocracia. Diante disso, opte pela instituição para solicitar a sua antecipação de recebíveis. Basta fazer o seu cadastro e aguardar a aprovação. Normalmente, o valor fica disponível dentro de um prazo de 24 horas após ter o seu pedido aprovado.

É claro que as taxas cobradas para esse serviço são um dos primeiros aspectos a serem considerados na escolha da instituição. Contudo, existem outros aspectos que você precisa avaliar, como:

  • prazo prometido para repasse do seu dinheiro;
  • burocracia;
  • condições para o pagamento da antecipação;
  • incidência do IOF;
  • regras para cobrança em casos de inadimplência.

Quando recorrer à antecipação de recebíveis?

Apesar de a antecipação de valores ser benéfica para o seu caixa, ela não deve ser utilizada com frequência. A estratégia é recorrer a essa opção em situações pontuais. Do contrário, as taxas podem começar a pesar no orçamento empresarial.

O ideal é que seja uma solução rápida e temporária para solucionar problemas nas vendas, cobrir despesas pontuais da empresa, evitar empréstimos, fazer investimentos e minimizar os danos dos clientes inadimplentes.

Sabendo o que é antecipação de recebíveis, pode perceber que essa ação representa uma oportunidade de traçar novas estratégias, incentivar o crescimento da empresa e evitar entrar em dívidas. Isso, claro, desde que seja usado com cautela e somente quando não tiver outra opção mais econômica.

Viu como antecipar um dinheiro que já é da empresa pode ser uma boa escolha? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro das nossas dicas e novidades.

Camila Wolfer, 27 anos, formada em Sistemas de Informação, Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Responsável por fidelizar e manter o bom relacionamento com parceiros, buscando excelência no Customer Success, com experiência em atendimento a clientes no setor público e privado e emissão fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
11 4240 6556

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.