A importância de ouvir os seus colaboradores

Home - Jeito Migrate  - A importância de ouvir os seus colaboradores

Coordenadora de Cultura Organizacional. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, responsável pela área de Gestão de Pessoas da Migrate.


Um dos principais papéis do RH de qualquer organização é ouvir com atenção o que os colaboradores têm a dizer. Nesse artigo você encontrará algumas dicas e boas práticas para ouvir os seus colaboradores.

Para construir um local de trabalho que oferece liberdade de expressão, qualidade de vida e boas condições de desenvolvimento profissional e pessoal, não é indicado copiar a cultura organizacional de outra empresa e, sim, aplicar as mudanças e melhorias sugeridas por quem mais entende da realidade do seu negócio: seus colaboradores.

Ter ferramentas para coletar a opinião das pessoas é o primeiro passo, pois não adianta todos saberem o que precisa ser mudado e ao invés de comunicar para quem realmente necessita ficar sabendo, essa informação se limita em “conversas de corredor”. Para mim, uma das melhores e mais completas ferramentas é a pesquisa de clima, pois através dela, todos colaboradores podem registrar suas críticas construtivas e sugestões de melhoria de forma anônima sobre todos os processos da organização. Essa pesquisa permite que todos sejam sinceros e honestos nas suas observações, sem precisar se preocupar com julgamentos ou represálias.

Para quem está querendo implementar essa ferramenta na sua organização, algumas dicas:

Justificativa de resposta

Deixe sempre um espaço para os colaboradores justificarem suas respostas. Uma pesquisa que oferece apenas alternativas “sim, não, bom, ruim” não realiza uma leitura completa sobre o que realmente precisa ser feito sobre determinado assunto. Quanto mais detalhes e informações os respondentes derem, mais melhorias podem ser realizadas.

Aplicação de pesquisa

Decida com cuidado qual a melhor forma de aplicar essa pesquisa: no papel ou de forma online? Em qual delas seus colaboradores mais confiam?

Coloque em prática

E por último, não deixe as respostas na armazenadas na “gaveta”. Se grande parte das pessoas está reclamando sobre algo é porque precisa da sua atenção. Então crie planos de ação para resolver, divulgue essa informação para os responsáveis sobre o assunto e mostre para todos que a opinião deles é levada em consideração.

Bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *