NFS- e rejeitada: Saiba o que é e como resolver! Parte 1

Se você trabalha com prestação de serviços, certamente já passou por essa situação: ao tentar emitir uma nota fiscal de serviço, se deparou com a mensagem de NFS- e rejeitada. Nessas horas bate aquele estresse, pois você precisa emitir as suas notas, e fica simplesmente sem saber o que fazer quando a emissão não dá certo.

Sabemos bem o que é isso, pois faz parte do nosso dia a dia desenvolver para o seu negócio, uma plataforma para emissão e gestão de documentos fiscais eletrônicos cada vez mais simples e completa. Por isso, o post de hoje é a parte 1 de uma série de 3 posts para ajudar você a entender melhor o processo de emissão e gestão de NFS- e, assim como aprender a lidar da forma correta com eventuais rejeições da sua NFS -e.

E agora, como proceder? 

Fica tranquilo (a) porque no post de hoje você vai aprender a lidar com essa situação, e descobrir como resolver esse problema o mais rápido possível. Vem comigo!

Quer mais agilidade na emissão e gestão de suas NFS-e?
Conheça a Captura Automática. Mais uma solução fiscal da Migrate para você
!  

O que é uma nota fiscal rejeitada?

Uma nota fiscal apresentar o status de rejeição é uma situação comum no dia a dia das empresas. A boa notícia é que, na maior parte dos casos, é rápido e simples identificar o motivo da rejeição, o que facilita a correção do problema e a emissão da NFS-e de forma correta.

Por esse motivo, a emissão de notas fiscais foi criada para reduzir os erros que costumavam acontecer na emissão manual. As rejeições automáticas são uma forma de o sistema emissor de documentos fiscais eletrônicos acusar erros na emissão das NFS-e de forma imediata.

Dessa forma, as empresas e emissores da NFS-e recebem um aviso automático do sistema, e têm a oportunidade de corrigir o erro imediatamente.

Motivos para a nota fiscal apresentar rejeição

Uma NFS-e rejeitada indica que ocorreu algum erro na validação das informações enviadas ao órgão autorizador, no caso a prefeitura. A rejeição de uma NFS-e pode acontecer por erros, inconsistências, ou até mesmo mesmo por falhas de comunicação no sistema. 

Quando você realiza o envio da NFS-e, o órgão autorizador efetua uma conferência de todos os dados da nota fiscal, e no caso de encontrar algum erro, o documento fiscal eletrônico retorna para ser corrigido e é enviado novamente para validação.

Como já mencionamos neste post, geralmente a nota fiscal tem o status de rejeitada por erros e inconsistências, como por exemplo dados incorretos, expiração do certificado digital, dentre outros.

Para te ajudar a resolver esses problemas, a Migrate desenvolveu o InvoiCy com uma extensão muito útil para gerenciar esse tipo de ocorrência. Através do dashboard de gestão fiscal, é possível gerenciar o vencimento do seu certificado digital e eventuais falhas no envio das notas fiscais por e-mail.  

Como resolver uma NFS-e rejeitada?

Quando uma NFS-e é rejeitada, os erros ou inconsistências devem ser corrigidos para que seja possível uma nova tentativa de emissão.

Assim, o documento poderá ser emitido assim que o erro for corrigido. A NFS-e pode ser emitida com a mesma numeração ou com outra diferente, pois a nota não chega a ser registrada na base de dados da prefeitura.

Isso acontece porque a rejeição da nota fiscal de serviço eletrônica acontece na validação eletrônica dos dados, ou seja, o próprio sistema acusa os erros ou incoerências antes do registro do documento eletrônico. 

Descubra agora o passo a passo completo para resolver essa situação.

Geralmente, a prefeitura retorna o motivo da rejeição em um texto descritivo.

1. Leia e interprete o motivo;

2. Identifique o motivo, faça as alterações e tente o reenviar o documento;

3. Se o documento for rejeitado, volte ao passo 1 e analise se uma nota semelhante já foi emitida anteriormente. Tente compará-las e ver se existe alguma diferença;

4. O sistema exibe um código de retorno, busque no site da prefeitura um FAQ que poderá lhe auxiliar a corrigir;

5. Se você usa o InvoiCy, você terá o acesso ao nosso InvoiCy For Dev e na sessão NFS-e existem várias documentações de apoio para você mesmo resolver a rejeição.

Conheça a Plataforma InvoiCy!

Agora que você aprendeu como lidar com uma nota fiscal eletrônica rejeitada, que tal conhecer a plataforma InvoiCy?

A Plataforma InvoiCy é a ferramenta completa da Migrate para você emitir, buscar e gerenciar documentos fiscais eletrônicos como NF-e, NFC-e, SAT/NF-E, CT-e, MDF-e e NFS-e, além de contar com uma série de recursos que vão facilitar o seu dia a dia, permitindo manter o foco no seu negócio.

Curtiu este conteúdo? Então, acesse agora o nosso site e fale com nossos consultores online. Eles te ajudarão a encontrar a solução ideal para o seu negócio!

       

Product Owner da Migrate. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é responsável pela evolução dos produtos InvoiCy e estreitamento do relacionamento com Parceiros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
11 4240 6556

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.