obrigações tributárias

Obrigação tributária das empresas: conheça as principais!

Quem pensa que apenas uma boa ideia pode garantir o sucesso de uma empresa no Brasil está muito enganado. Além de realizar um devido planejamento, é preciso contar com um investimento adequado para arcar com as obrigações tributárias e gastos iniciais.

Como o cumprimento dos deveres legais é uma premissa para ser bem-sucedido em qualquer negócio, nada melhor do que conhecer bem essa área. Quer saber quais são os principais tributos que vigoram no Brasil? Então, continue a leitura!

Saiba a importância de manter os impostos em dia

Qualquer empresa que seja aberta no Brasil precisa honrar com as obrigações fiscais para evitar o pagamento de multas ou até mesmo o fechamento. Somente microempreendedores individuais (MEI) estão isentos dos tributos, mas pagam uma taxa mensal que gira em torno de R$ 55.

Os impostos existem para o governo investir o dinheiro arrecadado no desenvolvimento das cidades, serviços voltados à população carente e financiamento de projetos em vários setores da sociedade.

Inclusive, as empresas que não honram com seus compromissos podem cair na malha fina da Receita Federal. Além disso, há vários outros problemas, como incapacidade de participar de licitações. Por isso, para garantir sobrevivência no mercado, nada melhor se manter regularizado.

Descubra quais são as principais obrigações tributárias

Agora que você entendeu a importância da colaboração às exigências fiscais, vamos aos principais impostos que vigoram no país.

IRPJ

Trata-se do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, ou seja, referente às movimentações financeiras da sua empresa em um ano. O tributo incide diretamente sobre a arrecadação e é cobrado das companhias que estão nos regimes Lucro Presumido, Real e Arbitrado. Já quem faz parte do Simples Nacional tem o IRPJ unificado com os demais impostos.

PIS

Conhecido como Programa de Integração Social, o PIS é uma taxa que financia o seguro desemprego. Para tanto, tem a função de destinar um suporte para o abono de trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

No Lucro Presumido, por exemplo, a alíquota é de 0,65% sobre o faturamento bruto mensal, tendo que ser pago até o dia 15 de cada mês. Ainda, pessoas jurídicas que estão enquadradas no Simples Nacional também têm PIS unificado com os demais tributos.

CSLL

Obrigatória desde 1988, a CSLL é voltada à Seguridade Social e é aplicada nas empresas que estão enquadradas no Lucro Real e Presumido. Com o recebimento desse imposto, o governo aplica os recursos em vários setores., como saúde, aposentadoria etc.

Cofins

Trata-se também de uma contribuição voltada à Seguridade Social e tem uma alíquota de 3% sobre o faturamento bruto mensal para as empresas que fazem parte do Lucro Presumido. A Cofins existe desde 1991 e deve ser quitada até o 15º dia útil de cada mês, sendo unificada no caso das empresas do Simples Nacional.

IPI

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incide sobre todas as mercadorias nacionais ou importadas, com alíquotas que variam de acordo com a especificidade. Trata-se de um recolhimento que acontece até o 25º dia útil do mês subsequente do gerador.

Esse tributo também é utilizado para frear ou acelerar o consumo, pois o governo tem a liberdade de editar medidas provisórias para zerá-lo ou aumentá-lo, de acordo com as oscilações da economia.

Faça um devido planejamento dos tributos

Diante de tantos impostos e datas específicas, você pode se questionar: como organizá-los sem perder prazos? Uma boa dica é contar com um software que faz a gestão das notas fiscais.

Com a tecnologia, é possível manter o planejamento da sua empresa, com eficiência e comprometimento, desde as obrigações tributárias até o meio operacional, assim, a conquista do sucesso se torna uma realidade.

E você, gostou de saber mais sobre o assunto? Aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

 

CTA para complementar o tema sobre obrigações tributárias

Product Owner Plataforma InvoiCy atuando na Migrate desde 2011. Graduado em Administração - Comércio Internacional, pós graduado em Gerenciamento de Projetos e MBA em Gestão com Pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
11 4240 6556

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.