Produtividade da empresa: como medir a qualidade da equipe?

Home - Gestão empresarial  - Produtividade da empresa: como medir a qualidade da equipe?

Camila Wolfer, 27 anos, formada em Sistemas de Informação, Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Responsável por fidelizar e manter o bom relacionamento com parceiros, buscando excelência no Customer Success, com experiência em atendimento a clientes no setor público e privado e emissão fiscal.


O mercado nunca foi tão competitivo quanto hoje em dia. Para sair na frente de seus concorrentes, as empresas buscam obter resultados positivos em intervalos de tempo cada vez menores.

Nesse momento, a qualidade da realização de serviço de uma equipe empresarial pode fazer toda a diferença. A falta de profissionais capacitados, o não cumprimento de prazos ou uma prestação de serviço insuficiente são fatores que prejudicam uma gestão.

Para fugir dessas situações, você, nosso leitor, deve medir a produtividade da empresa de maneira correta e eficiente.

Continue a leitura do nosso post de hoje e descubra mais sobre o assunto!

A importância das métricas na produtividade da empresa

Um empresário tem várias funções em sua rotina de trabalho: contratar novos colaboradores, analisar relatórios e negociar com fornecedores são apenas algumas delas.

Uma de suas atividades mais importantes é a análise de produtividade de sua equipe, já que isso é extremamente importante para a obtenção de bons resultados em um curto período de tempo.

Infelizmente, alguns profissionais não utilizam métricas e avaliações para nortear suas gestões, e acabam se metendo em maus lençóis. Esses critérios podem ser utilizados como combustíveis para ideias inovadoras e, consequentemente, aumentar a qualidade de sua equipe de trabalho.

Desse modo, as métricas são fundamentais para que um empresário aumente a produtividade e eficiência de sua prestação de serviço.

Veja abaixo algumas dicas a serem utilizadas em sua gestão para medir a qualidade da equipe:

Avalie os processos

Em uma empresa, acontecem diversas atividades. Elas podem seguir uma sequência hierárquica ou até mesmo serem realizadas simultaneamente.

Em ambos os casos, um empreendedor deve acompanhar sua realização de perto, tentando encontrar pontos a serem mantidos e aprimorados.

Quando a produtividade da equipe está em baixa, há algo de errado em sua estrutura empresarial.

Suas causas precisam ser identificadas e solucionadas o quanto antes. Portanto, avalie como os processos acontecem e veja a qualidade e a produtividade de sua equipe aumentarem naturalmente.

Crie metas reais

Todo empreendimento, independentemente de seu ramo de atuação, precisa de métricas para impulsionar seu crescimento. Porém, alguns empresários escolhem objetivos inalcançáveis que não condizem com a realidade socioeconômica de suas gestões.

Para não cometer esse mesmo erro, conheça profundamente sua estrutura empresarial a fim de propor desafios compatíveis com suas estratégias empresariais.

Lembre-se que as metas servem para incentivar e motivar sua equipe em seu dia a dia de trabalho, portanto, fique muito atento, ok?

Analise corretamente as informações

Os dados de uma empresa, quando não analisados, são simples informações avulsas que não trazem benefício algum para o seu funcionamento.

Para evitar essa situação, um empresário deve avaliá-los e analisá-los com calma e sabedoria.

Seja um relatório, um gráfico ou um dashboard, todas as ferramentas que auxiliam esse processo devem ser utilizadas. Essas informações precisam ser interpretadas e, sempre que possível, faça de tudo para descobrir os porquês de suas ocorrências.

Não se esqueça também de prezar pela comunicação e nunca se acomode para encontrar respostas para os problemas de sua gestão.

E então, você descobriu como a qualidade da equipe pode influenciar na produtividade da empresa? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas postagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
+55 55 3535 4800

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade