Está na hora de dominar o conceito de Nota Fiscal Eletrônica! Então, que tal um panorama rápido e objetivo com o foco principal sobre o assunto? Nesse sentido, alinhar o aspecto técnico com o legal é primordial.
Pensando nessa demanda fundamental aos gestores de excelência, preparamos um artigo apresentando uma visão geral e a importância da NFC-e tanto para a empresa quanto para o cliente.
Entenda agora o que é, como ocorre a emissão e os principais benefícios do formato digital desse documento. Descubra, também, como um sistema ERP pode auxiliar nessa informatização.
O que é NFC-e?
A NFC-e ou Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica surgiu com a função de substituir a nota tradicional de venda e o Emissor de Cupom Fiscal (ECF). O documento é alinhado às propostas do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) fiscal.
O principal objetivo é informatizar a emissão da nota fiscal e automatizar a comunicação com a SEFAZ em cada venda. Dessa forma, o gestor tem o controle e o gerenciamento das operações para realizar consultas, filtros etc.
A nova nota também pode ser emitida de forma resumida por meio da DANFE NFC-e (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final).
O sistema informatizado exige um conjunto de requisitos menos exigente e mais acessível. Acompanhe agora os principais documentos e ferramentas que são utilizados para a emissão da NFC-e:
- Inscrição Estadual (IE) regular;
- conexão à internet;
- PC;
- impressora comum;
- Certificado Digital de Pessoa Jurídica no padrão ICP-Brasil;
- credenciamento e permissão na SEFAZ;
- Código de Segurança do Contribuinte (CSC) ou token concedido pela SEFAZ;
- software emissor.
Qual é a importância da NFC-e para a empresa e para o cliente?
O uso da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica traz uma série de benefícios ao contribuinte. Destacamos, principalmente, os aspectos econômicos, práticos e técnicos. Confira alguns dos principais:
- menos burocracia;
- dispensa de máquinas térmicas para impressão;
- diminuição de custos com papéis;
- emissão a qualquer hora e lugar;
- integração com dispositivos móveis e outros.
O cliente também conta com algumas vantagens, já que o formato digital facilita o acesso e a guarda em dispositivos eletrônicos. Acompanhe alguns dos principais benefícios aos consumidores:
- evita o acúmulo de papéis;
- acesso fácil por QR Code em smartphones e outros dispositivos;
- impressão em qualquer máquina;
- recebimento por e-mail, dentre outros.
Quais são os benefícios em emitir NFC-e pelo sistema ERP?
Para sua automatização ficar completa o ideal é integrar a emissão a um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Esse software engloba todos os dados e processos organizacionais em um único sistema.
Como exemplo, apresentamos a solução InvoiCy! A plataforma é completa não só para a emissão da NFC-e, mas para todas as modalidades de notas fiscais. O software Migrate funciona como um emissor e organiza todas as operações com notas técnicas.
Acompanhe os benefícios de uma tecnologia profissional como essa:
- integração a sistemas ERP;
- escalabilidade e performance;
- impressão instantânea;
- emissão off-line;
- painel de gestão;
- outros.
Agora que você já domina o assunto sobre NFC-e, que tal dar o próximo passo e planejar a implementação de um software emissor de qualidade? Aproveite a oportunidade e agregue valor à organização melhorando a sustentação jurídica da empresa.
Também assine a nossa newsletter e atualize com frequência os aspectos principais sobre a Nota Fiscal Eletrônica e toda a área fiscal!