Sistema de Mensageria Fiscal: Descubra para que serve - Migrate Brasil Sistema de Mensageria Fiscal: Descubra para que serve - Migrate Brasil
Mulher verificando sistema de mensageria fiscal

Sistema de Mensageria Fiscal: Descubra para que serve

Atualmente, o serviço de mensageria fiscal é um dos processos de automação mais relevantes para qualquer empresa, seja ela de qualquer porte, ramo ou segmento de mercado. Com sua ajuda, é possível diminuir significativamente o risco de erros humanos e de problemas fiscais no futuro.

Neste texto, vamos explicar o que é esse serviço, como ele pode ajudar no seu empreendimento e mostrar por que você já deveria estar utilizando essa solução para facilitar e tornar mais assertiva a vida fiscal da sua empresa!

O que é a mensageria fiscal?

Deixando de um modo bem simples, o serviço de mensageria fiscal define que sistemas distribuídos podem comunicar-se por meio da troca de mensagens ou eventos. Essas mensagens são gerenciadas por um Message Broker, ou um servidor de mensagens.

A tecnologia inteligente garante o envio e o recebimento de mensagens de forma rápida, correta e segura. A troca de informações proporcionada por essa atividade é muito importante e possibilita a integração de diferentes serviços, mantendo a saúde financeira e fiscal da empresa em alta.

Quais são as vantagens de utilizar uma mensageria fiscal?

Um dos maiores benefícios do serviço de mensageria fiscal é o aumento da conformidade fiscal, uma vez que ele torna possível o envio e o recebimento de notas fiscais. Mas vamos analisar, a seguir, mais outras vantagens da solução!

Faça envio de documentos por lotes com timer

Uma das possibilidades do serviço de mensageria fiscal é a facilidade de enviar arquivos grandes ou enormes volumes de documentos. Além disso, existe também a viabilidade de enviar os documentos com timer.

Integre esse serviço a outros

Outro bom ponto positivo do sistema de mensageria fiscal é a possibilidade de integrar a ferramenta a qualquer outro sistema ERP, abrindo um universo de oportunidades de uso da solução.

Cumpra suas obrigações fiscais

A solução da mensageria fiscal, por seu funcionamento preciso, facilita que sua empresa não se perca na hora de cumprir com suas obrigações fiscais. Além disso, é possível também ter o auxílio da ferramenta na hora de cumprir despesas acessórias.

Quais são as funções de um sistema de mensageria fiscal?

Agora que você já conhece melhor a definição do serviço e sabe as principais vantagens de utilizá-lo, vamos descobrir quais são as mais importantes funcionalidades do sistema de mensageria fiscal.

Assinatura digital

O certificado digital ou a identidade eletrônica podem ser utilizados, para pessoas físicas e jurídicas, como assinatura digital — e assim garantir a veracidade dos documentos por meio do sistema de mensageria fiscal.

Validação

A validação da documentação, tanto pelo emissor quanto pelo receptor, pode ser feita de forma rápida e eficiente pelo sistema de mensageria fiscal.

O sistema de mensageria fiscal ainda verifica e detecta erros que podem ser motivo de rejeição da nota fiscal pela Sefaz, promovendo o trabalho do emissor. Da mesma forma, o receptor pode verificar a nota para se assegurar de que tudo está em conformidade.

Envio de e-mail

Com o sistema de mensageria fiscal, é possível realizar o envio automático de e-mails para o destinatário da nota que vai ser emitida. Além disso, é viável enviar também informes e mensagens automáticos para uma lista de e-mails, de acordo com a necessidade do emissor.

Impressão de documento auxiliar

Processos internos podem gerar impacto no desempenho geral do seu empreendimento. Por isso, imprimir de forma adequada o documento auxiliar da nota fiscal pode ser uma etapa que, em princípio, parece simples, mas é muito significativa para a empresa.

Com um funcionamento simples, mas eficiente, a mensageria fiscal pode transformar a rotina da sua empresa, automatizando funções, diminuindo erros humanos e ainda garantindo o cumprimento das obrigações fiscais da organização.

Gostou do conteúdo? Pode ser uma solução eficiente para sua empresa? Confira também algumas informações que trouxemos para você sobre a métrica fiscal!

Product Owner Plataforma InvoiCy atuando na Migrate desde 2011. Graduado em Administração - Comércio Internacional, pós graduado em Gerenciamento de Projetos e MBA em Gestão com Pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Precisando de ajuda?

Nosso suporte é feito através da abertura de chamados pelo email:
atendimento@migrate.info

Caso já tiver aberto um chamado, você também pode ligar para o número
11 4240 6556

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Política de Privacidade

Deixe suas informações para mantermos contato.

    Deixe suas informações para mantermos contato.