Cancelamento Extemporâneo: o que é e como Funciona

Sobre o que vamos falar?

Tempo de Leitura: 4 minutos

O Cancelamento Extemporâneo, evento utilizado para realizar o cancelamento de um documento fora do prazo, pode acontecer em situações de erros de digitação, preenchimento de informações incorretas ou também, a desconsideração do negócio. Hoje você vai saber mais sobre o cancelamento extemporâneo, o que é, prazos e como funciona. Vamos lá?!

O que é Cancelamento Extemporâneo?

A legislação em vigor prevê a possibilidade de cancelamento extemporâneo de três documentos fiscais eletrônicos, estes são: NF-e, CT-e e CT-e OS. O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), assim como a NF-e, possui uma data limite para realizar o cancelamento, podendo variar de estado para estado.

Caso aconteçam situações em que o gerente da transportadora não perceba os erros na documentação durante esse período, a SEFAZ dos estados oferece aos contribuintes a opção de realizar o cancelamento extemporâneo, que nada mais é do que o cancelamento após o prazo estipulado para o registro. 

Deseja saber em quais situações pode ser solicitado o cancelamento do documento e como ele pode ser feito?

Continue lendo e entenda mais sobre os motivos para o cancelamento extemporâneo de um documento.

Motivos para realizar o cancelamento extemporâneo

As razões mais comuns para o cancelamento de um documento como NF-e ou CT-e são:

  • Cancelamento de venda: ocorre quando o tomador, por motivos próprios, opta por não continuar e desistir do pedido realizado.
  • Arrependimento do comprador: é realizado quando o consumidor acaba por desistir de um serviço ou produto após a compra ou contratação deste. O prazo para que o consumidor manifeste a sua desistência é de sete dias úteis contados a partir do recebimento do produto.
  • Informações incorretas informadas no documento: origina-se de alguma falha no preenchimento do documento e não é baseada em fatores externos como os já citados anteriormente.

É importante destacar que, para efetuar o cancelamento de NF-e, a mercadoria não pode ter saído da empresa. Caso tenha saído, a operação correta será a emissão de NF-e de devolução, e não mais um cancelamento de NF-e.

Como realizar o Cancelamento Extemporâneo de CT-e?

Exemplificando, a maioria dos estados adota um limite de tempo de até 168 horas calculado após a emissão do CT-e. Isso significa que as empresas têm até sete dias corridos para solicitar o cancelamento do registro e assim, poder emitir um novo documento. Vale ressaltar a informação de que a legislação pode mudar de acordo com a Unidade Federativa do emissor.

Para poder realizar o cancelamento extemporâneo do CT-e, é necessário abrir um protocolo na Secretaria da Fazenda informando que a empresa não cumpriu com o prazo normal de anulação do Conhecimento Eletrônico. 

A solicitação pode ser feita pelo site da Sefaz (disponível apenas em alguns estados) ou diretamente nos postos de atendimento do órgão.

Veja o passo a passo no caso da solicitação via web:

  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
  2. Clique na opção ‘Conhecimento de Transporte Eletrônico’, que aparece no menu do portal;
  3. Clique em ‘Pedido de Cancelamento Extemporâneo’.

Feito isso, a empresa terá acesso a uma Taxa de Serviços Estaduais (TSE) enviada pela SEFAZ, cujo valor depende do estado em questão. 

Após formalizar o pedido, a empresa pode pagar o TSE por meio do Número do Convênio e Documento de Arrecadação (DAR-/AUT). Essa taxa deverá ser paga até o dia 13 do mês seguinte ao mês em que a empresa estiver autorizada a utilizar o CT-e. 

Somente após a liquidação do TSE é que o cancelamento extemporâneo será validado.

*Nos casos nos quais o CT-e está vinculado a um MDF-e, é necessário cancelar também o Manifesto Eletrônico.

Quais são as restrições para o cancelamento extemporâneo?

A Sefaz ainda pode negar o pedido mesmo que a empresa tenha seguido as indicações do órgão. Isso pode ocorrer quando:

  1. O transporte de mercadorias já foi iniciado;
  2. A autorização para o cancelamento do CTe for feita por meio da Sefaz Virtual de Contingência (SVC);
  3. O CTe está vinculado ao MDFe;
  4. Alterações no Conhecimento Eletrônico foram realizadas após a solicitação do cancelamento;
  5. Há incoerências com o Manual de Orientação do Contribuinte do CTe.

Em razão disso, é necessário verificar a situação do documento antes de realizar o processo de cancelamento extemporâneo.

Cancelamento Extemporâneo de NF-e

No caso da Nota Fiscal eletrônica (NF-e), para proceder com o cancelamento o contribuinte deve entrar em contato com a SEFAZ de seu estado e solicitar o cancelamento do documento. Após análise da abordagem e autorização, será aberto prazo rescisório à empresa.

O prazo para cancelamento da NF-e pode variar de estado para estado. Além disso, o Fisco ainda define métodos específicos para o cancelamento extemporâneo da NF-e, sendo necessário que o empresário realize o procedimento, e caso aconteçam erros, pode haver a incidência de multas.

Agora que você sabe o que é cancelamento extemporâneo e como funciona, que tal conhecer os prazos para cancelamento extemporâneo nas UF do Brasil?

Prazos do Cancelamento Extemporâneo

Cancelamento Extemporãneo

É importante ficar atento aos prazos, pois protocolar a solicitação fora do prazo na Sefaz poderá gerar multa ao contribuinte. Por isso, é necessário verificar com o seu contador se haverá multa.

Para que o cancelamento extemporâneo seja possível, o Fisco deve autorizar a emissão do evento, a mercadoria não deve ter saído da sua empresa, e o destinatário também não pode ter realizado a Ciência da Emissão.

Há multas para o cancelamento fora do prazo?

As regras impostas pela Secretaria da Fazenda podem variar de estado para estado, o cancelamento extemporâneo em SP, por exemplo, corresponde a 10% do valor informado no documento.

Além disso, as empresas que não possuem a documentação fiscal necessária para a carga, têm de pagar uma multa em torno de 20% e 40% do custo do serviço prestado. 

InvoiCy Marketplace

Cancelamento Extemporâneo

No post de hoje, você entendeu melhor o cancelamento extemporâneo, o que é, prazos, motivos, como funciona e muito mais! Agora, que tal conhecer o InvoiCy Marketplace, a melhor Plataforma de emissão e gestão dos seus documentos fiscais?

Para ficar por dentro de todas as notas técnicas, Ajustes SINIEF e demais atualizações do universo dos documentos fiscais, clique aqui agora e assine nossa newsletter!

banner lateral blog news assinar
Tenha todas as informações e novidades sobre tecnologia, gestão e emissão fiscal em primeira mão 🚀

    *Concordo em receber e-mails, ligações, anúncios ou mensagens de acordo com meus interesses. *Com a finalidade de atender a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade que pode ser acessada através do site da Migrate https://migrate.info/

    # Você vai se interessar também
    Reforma Tributária: tudo o que você precisa saber para se preparar
    NFCom: Não deixe para a última hora!
    Entrada da NT 2023.004

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Migrate logo Branco
    Fale Conosco

    11 4240 6556

    Deixe seu melhor número para contato,

    nós ligamos pra você...