Você está por dentro de todas as mudanças do novo layout do CT-e? Várias empresas serão afetadas, e a sua pode ser uma delas!
Leia o artigo completo e entenda como você pode se preparar para as novas alterações versão 4.00 do CT-e. Vem comigo!
Mudanças do novo layout
Eliminação da Denegação Interestadual
As hipóteses da Denegação no processo de autorização dos documentos deixam de existir. Assim, a validação do CT-e poderá resultar em:
Rejeição – descarte do CT-e, sem armazenamento no Banco de Dados e podendo realizar a correção e posterior transmissão;
Autorização de uso – o CT-e terá seu armazenamento no Banco de Dados;
Regras de Validação de CT-e, CT-e OS e GTV-e
Nos eventos a verificação da situação do CT-e denegado será mantida apenas por questão de compatibilidade com documentos que já existam na base nessa condição.
Eliminar o Serviço de Inutilização
O Webservice de Inutilização deixa de existir nas datas de implantação desta NT conforme o ambiente.
O acesso ao Serviço terá bloqueio pela SEFAZ Autorizadora, podendo retornar um erro http 404 (Not found) ou a rejeição 998 – Serviço Desativado.
Revogação de eventos de Marcação
Os seguintes eventos de marcação deixam de ser gerados pelas SEFAZ Autorizadoras:
CT-e de Anulação e Substituição na Versão 3.00
O CT-e com tipo anulação e substituição deixam de existir na versão 3.00. A nova sistemática de substituição passa a ser possível apenas na versão 4.00. Portanto, as seguintes Regras de Validação passam a valer no início das validações de CT-e, CT-e OS e GTV-e:
Todas as regras de validação associadas aos CT-e de anulação e substituição perdem o sentido porque o ambiente de autorização não passará por elas.
Revogação do Evento de Informações da GTV no CT-e OS e suas implicações
Revoga-se o evento de Informações da GTV (em papel) no CTeOS de Transporte de valores para as versões 3.00 e 4.00.
Tipo de evento revogado: 110170.
Retificação de informação do MOC 4.00
O valor de preenchimento da tag CST do grupo ICMSSN deve ser conforme está no chema da versão 4.00 com o valor 90 – Simples nacional e não 01 – Simples Nacional como saiu no MOC.
*A tag correta deverá aceitar apenas o valor 90 – Simples Nacional.
Prazos para o CT-e 4.00
Na versão 1.02 da NT 2023.001, houveram alterações nas datas de liberação do CT-e 4.00 e da Nota Técnica nos ambientes de autorização. Sendo assim, os ajustes nos ambientes ficaram da seguinte forma:
Ambiente de Homologação: entre 24/04 e 12/06, essas datas poderão variar conforme o ambiente de autorização, mas tem como data limite o dia 12/06/2023;
Ambiente de Produção: 26/06, data prevista pois deverá ser padronizada para todos os ambientes autorizadores, podendo ser postergada em revisão desta Nota Técnica.
Como a Migrate pode te ajudar
Em razão do CT-e 4.00 ser um processo novo que exige um software adaptado para essas mudanças no layout, a Migrate desenvolveu o CT-e digitação!
Se você procura uma solução para a emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico, convidamos você para falar com nossos consultores gratuitamente!
Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo! A solução para a rotina fiscal do seu negócio você encontra aqui.