A nota fiscal automática é um recurso que pode ser usado quando a empresa tem um volume considerável de operações. Além disso, é bastante útil sempre que há alguma instabilidade no sistema emissor de notas fiscais da prefeitura, por exemplo.
Ainda, a empresa passa a ter benefícios importantes quando adota a nota fiscal automática. Outro fator importante é que a companhia consegue controlar e gerenciar melhor os seus documentos fiscais. Basicamente, o procedimento consiste no envio de um arquivo XML e uma cópia do Danfe em PDF até o destinatário.
Quer saber mais sobre a nota fiscal automática? Continue a leitura deste post e fique por dentro!
Quais os benefícios de emitir a nota fiscal automática?
A quantidade de documentos fiscais emitidos pelas empresas pode se tornar inviável, de modo que fique impossível fazer o procedimento manualmente.
Por meio da nota fiscal automática, esse problema pode ser rapidamente resolvido, além de implicar nos benefícios que você verá nas subseções a seguir.
Redução de tempo
A nota fiscal automática permite que os profissionais percam menos tempo inserindo informações no sistema. O que acontece na prática é o seguinte: em vez de informar ao software os dados de uma nota fiscal sempre que for emiti-la, o procedimento é feito uma única vez.
Isso também ajuda o profissional a não cometer erros na hora de preencher os dados da nota fiscal. Assim, a validação e liberação do documento ocorre rapidamente, uma vez que já está integrado com o sistema da prefeitura.
Maior produtividade
Ao inserir os dados no sistema com mais rapidez, o colaborador pode focar em desempenhar funções estratégicas do negócio.
Além disso, a menor incidência de erros e informações duplicadas também contribui para o aumento da produtividade, ajudando a empresa no correto recolhimento de tributos, refletindo na redução de custos operacionais da companhia.
Garantia de que a nota fiscal será expedida
Se a nota fiscal não chega ao destinatário no tempo estipulado, pode ser um indicativo de que o profissional esqueceu de fazer a sua expedição. Para evitar esse problema e, consequentemente, não ter pendências junto ao fisco, a nota fiscal automática permite que o procedimento seja sempre realizado.
Por que é importante adotar uma boa tecnologia para emissão de documentos fiscais eletrônicos?
Um software que integra e centraliza os dados do negócio é fundamental para a empresa que deseja emitir a nota fiscal e outros documentos automaticamente. Assim, é importante adotar uma solução que seja mais alinhada com as necessidades do negócio, de modo que consiga suprir as demandas conforme a companhia escala suas operações.
Como vimos, a nota fiscal automática auxilia a empresa a lidar com basicamente dois problemas: o grande volume de emissões de documentos e os momentos de instabilidade no sistema da prefeitura. Ainda, ela permite que os profissionais ganhem tempo na hora de preencher os dados no documento, contribuindo para o aumento de produtividade do setor e garantindo que a nota fiscal será expedida.
Gostou do conteúdo? Para aumentar os seus conhecimentos sobre o tema, aproveite a visita no blog da Migrate!
Confira seis dicas essenciais para a emissão de nota fiscal!