Hoje vamos falar sobre uma sopa de letrinhas bem comum no mundo da tecnologia e no nosso dia a dia. Sim, mesmo sem saber, estamos utilizando APIs o tempo todo. Desde sistemas de integração de notas fiscais até as redes sociais mais queridinhas do momento. Tudo funciona com API. No post de hoje, vamos descobrir um pouco mais sobre o que é API e como funciona. Vem comigo!
O que é API
API (Application Programming Interface) é uma tecnologia que permite a comunicação entre dois sistemas , mesmo que eles tenham sido desenvolvidos em linguagens de programação diferentes. É uma forma de duas aplicações se comunicarem usando um conjunto de protocolos pré-definidos. Um exemplo do dia a dia é o aplicativo de Clima no seu celular, onde você busca as condições climáticas do seu local atual. O aplicativo se comunica com um servidor através de uma API e recebe as informações climáticas atualizadas. A mesma lógica acontece com softwares de emissão e gestão fiscal.
Como Funciona uma API
O funcionamento de uma API acontece entre o cliente e o servidor. A aplicação que envia a solicitação é chamada de cliente e a aplicação que recebe a solicitação, faz o processamento dos dados e envia a resposta é chamada de servidor. No exemplo do aplicativo de Clima, o seu aplicativo no celular é chamado de Cliente e o sistema que processa os dados climáticos é chamado de Servidor.
Principais Tipos de API
API REST
REST (REpresentational State Transfer) e SOAP (Simple Object Access Protocol) são duas abordagens diferentes de transmissão de dados online. Ambas definem como construir uma API, que permite que dados sejam comunicados entre aplicações. REST é um conjunto de princípios de arquitetura, enquanto SOAP possui um protocolo oficial mantido pela World Wide Web Consortium.
Geralmente, uma API é baseada em uma delas ou ambas, dependendo do caso de uso ou de preferência dos desenvolvedores.
Quais as Vantagens da API Rest?
As API’s Rest apresentam 4 vantagens:
1. Facilidade de Integração
A API é utilizada para integrar novas aplicações com sistemas de software que já existem. Assim, a velocidade de desenvolvimento é maior porque cada funcionalidade já parte de um ponto, não precisando ser feita do zero. Um exemplo prático disso é que você pode usar uma API para aproveitar um código já existente.
2. Inovação
O surgimento de uma nova aplicação pode mudar áreas inteiras de um negócio. As empresas precisam responder rapidamente às mudanças, oferecendo suporte à rápida implantação de novos serviços. Você pode fazer isso realizando alterações no nível da API sem precisar escrever novamente todo o código.
3. Possibilidade de Expansão
A API apresenta uma grande oportunidade para as empresas atenderem às necessidades de seus clientes em diferentes plataformas. Por exemplo, a API de exercícios físicos permite a integração de informações de exercícios por meio de sites, Android, iOS, dentre outros. Você pode fornecer esse acesso aos seus bancos de dados internos usando uma API gratuita ou paga.
4. Fácil Manutenção
A API funciona como um gateway entre dois sistemas. Cada sistema tem de realizar alterações internas para que a API não seja afetada. Dessa forma, as modificações nos códigos feita por você e sua equipe não afetam a outra parte.
API Soap
Por SOAP se tratar de um protocolo, são impostas regras que aumentam a complexidade e sobrecarga, o que pode ser um pouco mais lento que o REST. Entretanto, essas regras oferecem garantias integradas que podem ser preferíveis para algumas necessidades empresariais. O retorno dos dados processados pelo servidor devem ser retornados para o cliente como documentos XML.
Diferenças entre API Rest e Soap
Muitos sistemas mais antigos ainda podem ser utilizados com SOAP, enquanto o REST, que é mais recente, é visto como uma alternativa mais rápida para sistemas web. APIs REST são mais leves e indicadas para cenários mais modernos, como a Internet das Coisas (IoT) e aplicativos móveis. APIs SOAP oferecem segurança integrada, mas com isso deixam elas mais pesadas. Muitas APIs públicas como Google Maps API, seguem os princípios REST.
InvoiCy API
O InvoiCy permite que você faça a integração via API Rest para efetuar o envio de documentos, para os módulos NF-e/NFC-e, CT-e, MDF-e e NFS-e. Além da emissão para esses módulos, também é possível efetuar o envio de eventos, inutilização, descarte e consultas de documentos, e ainda realizar o cadastro de novas empresas e a exportação de documentos.
Principais Tipos de Documentos Fiscais
- NFS-e;
- NFC-e;
- MDF-e;
- CT-e;
- NF-e.
InvoiCy Marketplace
O InvoiCy Marketplace conta com uma API responsável por integrar com os sistemas da sua empresa. Assim, é possível emitir com rapidez e facilidade os principais documentos fiscais, proporcionando maior foco no negócio e potencial de crescimento escalável.
Emissão Fiscal com o InvoiCy API
Hoje, você conheceu mais sobre o que é API e como funciona. Como vimos, contar com uma API para emissão de notas fiscais traz várias vantagens para o seu negócio. A integração permite reduzir custos e tempo, tornando a operação muito mais eficiente, organizada e menos sujeita a erros. Contar com essa tecnologia é garantir processos otimizados na sua empresa e satisfação garantida para seus clientes.
Quer saber como você pode emitir suas notas fiscais com a Plataforma InvoiCy? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo sem compromisso. Nosso time está preparado para ajudar você!