Logo Migrate
Logo da empresa
Soluciones
Casos
Desarrolladores
Soporte
Recursos
Iniciar Sesión
Contáctenos

Novedades fiscales y tecnológicas en Brasil

Siga las actualizaciones fiscales, tendencias e insights estratégicos para optimizar su gestión fiscal e impulsar sus resultados.

Pernambuco altera regras para emissão de NFC-e

A nova regra obriga o contribuinte informar o CPF, CNPJ ou, tratando-se de estrangeiro, documento de identificação admitido na legislação civil, em operações com valor igual ou superior a R$ 1.000,00 (um mil reais).

Desta forma, deve-se identificar o consumidor nas operações acima indicadas, ou nas operações, independente do valor, quando solicitado pelo consumidor; e, também, em operações com entrega da mercadoria em domicílio, hipótese em que deve constar a informação do respectivo endereço.

Outra novidade será que a partir de 1º de janeiro de 2019, as operações cujo pagamento seja efetuado por meio de cartão de crédito, débito ou outro instrumento de pagamento eletrônico, deverá ser observado:
I – a emissão do respectivo comprovante deve estar vinculada à NFC-e correspondente, mediante interligação com o programa emissor do mencionado documento fiscal; e
II – na hipótese de impressão do Danfe-NFC-e, deve ser utilizado o mesmo equipamento para impressão do comprovante referido no item acima.

A obrigatoriedade acima não se aplica:
I – à venda realizada fora do estabelecimento; e
II – ao estabelecimento com atividade preponderante relativa ao fornecimento de alimentação, bebida e outras mercadorias em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares, credenciado nos termos da legislação.

Fonte: AFRAC

Artigos que complementam essa leitura

17 de junho de 2025

Novidade liberada: o curso da Reforma Tributária da Migrate está no ar

Leer más
31 de janeiro de 2025

Atenção varejistas cearenses! Fiquem atentos às mudanças na emissão de cupons fiscais a partir de 2026!

Leer más
27 de novembro de 2023

Reforma Tributária: Novas Mudanças no Senado!

Leer más
Migrate - Plataforma de Migração de Dados
Nos contate por emailSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedInSiga-nos no YouTube

Sobre

  • Sobre nós
  • Carreiras
  • Cases
  • Política de Privacidade

Invoicy Brasil

  • Home
  • Emissão NFS-e
  • Captura NFS-e
  • Emissão SEFAZ
  • Captura SEFAZ
  • Emissão GNRE
  • Digitação NF-e, CT-e e MDF-e
  • Dashboard NFC-e e NFS-e
  • Compliance NF-e e NFC-e
  • Certificado Digital
  • Mail
  • Leitura OCR
  • Tributos Municipais
  • Interface Customizada
  • Formas de integração

Recursos

  • Blog Brasil
  • Reforma Tributária
  • Atendimento
  • Contatos
  • Desenvolvedores
2026 Migrate - Todos os direitos reservados.
Em conformidade com a LGPD
Migrate Brasil
R. Padre Cacique, nº 985 - 2 piso
98910-000 - Centro - Três de Maio - RS

Hable con un especialista