Com uma legislação bastante complexa, repleta de normas e leis, a gestão fiscal do negócio é um verdadeiro desafio, pois qualquer falha pode se constituir em prejuízo com multas e sanções.
Contudo, existem ferramentas que simplificam o gerenciamento da documentação fiscal. A automação tecnológica traz uma série de vantagens para essa área do empreendimento. Por meio dela é possível otimizar os processos, aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade.
Neste post, você conhecerá os benefícios de utilizar as ferramentas tecnológicas para gerir a atividade fiscal da sua empresa. Confira!
Documentos e obrigações da área fiscal
O número de documentos e obrigações principais e acessórias na área fiscal é relativamente grande. Por isso, é importante conhecer toda a documentação e obrigação fiscal a que a empresa está submetida. Veja as mais importantes:
- documentos fiscais: notas fiscais eletrônicas de compra, vendas e serviços;
- apuração e recolhimento de impostos: (ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IPI, II, IE, ISS etc.);
- apuração e retenção de impostos retidos na fonte: (IRRF, PIS/COFINS/CSLL, INSS, ISS etc.).
- escrituração de livros fiscais (livro de entradas, saídas, registro de apuração de ICMS entre outros).
- gerenciamento da obrigação acessória SPED e seus módulos:
- Nota Fiscal Eletrônica – NF-e;
- Escrituração Fiscal Digital – EFD;
- Escrituração Contábil Fiscal – ECF;
- Escrituração Contábil Digital – ECD;
- Escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo – EFD Contribuições;
- Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf;
- e-Financeira;
- e-Social.
- preenchimento e entrega de obrigações acessórias: GIA, Sintegra, DIPJ, DASN, DCTF, DIMOB, DIRF, REDF, DES etc.
Benefícios da tecnologia na gestão fiscal
A seguir, veja alguns dos principais benefícios de utilizar uma ferramenta para análise dos documentos fiscais:
1. Gestão tributária para a redução de impostos
A tecnologia contribui diretamente para uma boa gestão tributária, uma vez que é possível concentrar em uma única plataforma diversos impostos, alíquotas e variadas formas de incidência tributária, permitindo uma análise de possíveis benefícios fiscais, créditos tributários e possibilidades de economia tributária.
Além disso, permite gerir as obrigações fiscais que devem ser cumpridas diariamente, atendendo a grande quantidade de normas que regem o sistema tributário brasileiro e evitando problemas com o Fisco.
2. Melhorias na geração de informações fiscais
O fluxo de informações é melhorado, já que com menos intervenção manual há menores possibilidades de erros e retrabalhos, produzindo excelentes resultados na geração das informações fiscais.
Dessa forma, os registros fiscais são produzidos com agilidade e segurança na geração das informações, e isso é muito importante para se evitar autuações tributárias.
3. Revisão preventiva dos arquivos SPED
O SPED é utilizado pela Administração Tributária para o cruzamento dos dados. Portanto, a revisão preventiva dos arquivos tem como objetivo verificar antecipadamente a qualidade do conteúdo das informações.
Com um ERP de análise de documentação fiscal fica muito mais fácil verificar a exatidão das informações e corrigi-las, caso necessário, antes do envio ao Fisco.
4. Verificação da tributação com base no NCM
Contar com uma plataforma de gestão fiscal permite a verificação automática dos códigos NCM dos itens, ou seja, se os produtos estão com a tributação adequada. Isso é possível, pois a base de dados é parametrizada para atender a legislação vigente.
Caso haja algum erro, o próprio software vai apontar para que nenhum documento fiscal seja emitido com irregularidades que podem gerar multa e até apreensão de mercadorias nos postos fiscais.
5. Análise cadastral de produtos
Da mesma forma, a análise cadastral dos produtos é feita com base nos itens exigidos pela legislação para a correta emissão das notas fiscais, por exemplo. Caso algum cadastro esteja incompleto ou apresente alguma inconsistência, o programa vai alertar sobre as correções necessárias.
Os benefícios da utilização de uma solução tecnológica para a análise da documentação fiscal, bom como todas as suas peculiaridades, são muitos e poderíamos citar tantos outros.
No entanto, já dá para perceber que com a correta parametrização de todo o fluxo tributário operacional da empresa dentro do software conseguimos prever os pontos de risco de atuação e melhorar a gestão fiscal.
E então, sua empresa já conta uma ferramenta de análise fiscal? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações sobre plataformas de gerenciamento fiscal? Entre em contato com a Migrate!