Emitir notas fiscais manualmente pode se tornar uma grande dor de cabeça para o negócio. À medida que a empresa expande suas operações, tal procedimento precisa ser automatizado, no intuito de evitar erros, retrabalhos e problemas no recolhimento de tributos. Por isso é super importante utilizar uma API para emissão fiscal.
Nesse post, vamos entender melhor o funcionamento de uma API, modelos, e a importância de escolher uma API ideal para a emissão fiscal do seu negócio. Vem comigo!
O que é API?
Uma API é uma tecnologia que permite integrar dados entre sistemas, mesmo que eles tenham sido desenvolvidos em linguagens de programação diferentes. Ao longo do texto apresentaremos alguns fatores a serem considerados na hora de escolher uma API para emissão fiscal. Boa leitura!
Porque é importante emitir documentos fiscais por API?
A automação na emissão de documentos fiscais reduz custos e erros por parte dos colaboradores. Além disso, torna-os profissionais mais produtivos, auxiliando no crescimento escalável do negócio. Vale também destacar que delegar alguns aspectos fiscais ao software libera o time para desenvolver atividades que agregam mais valor ao negócio.
O que considerar na hora de adquirir uma API para emissão fiscal?
Entendida a importância de emitir documentos fiscais por software, é preciso considerar alguns fatores na hora de escolher uma API. Confira nos tópicos a seguir!
Emissão de diferentes modelos
Existem várias notas fiscais, e quanto mais modelos a API trabalhar, melhor. Os principais documentos a serem emitidos são:
- NF-e;
- NFS-e;
- NFC-e;
- CT-e, ou conhecimento eletrônico de transporte;
- MDF-e, ou Manifesto de Documentos Fiscais eletrônicos.
O Modelo ABRASF
A ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) desenvolveu um modelo para a Nota Fiscal de Serviço eletrônica. A razão disso é que o ISS (Imposto Sobre Serviços) cobrado em cada município do Brasil pode variar bastante. Embora o arquivo XML do documento seja padronizado, é fundamental que a API tenha o modelo padrão da ABRASF, que serve de referência para o layout da nota fiscal de serviço em cada cidade da federação.
Integração facilitada
Integrações simples tornam o trabalho muito mais rápido e eficiente. Nesse sentido, o formato de arquivo REST é bastante usado, pois consiste em um meio de estruturar dados, permitindo que a API faça o compartilhamento deles em diferentes sistemas, como o financeiro e o de vendas com o fiscal da empresa.
Como a Migrate pode ajudar na emissão de nota fiscal?
A Migrate está há mais de 16 anos no mercado de gestão e emissão de documentos fiscais eletrônicos. Propiciamos aos clientes a tecnologia, performance e segurança necessários para as suas operações serem mais eficientes e produtivas. Temos a plataforma InvoiCy, com uma API responsável por integrar com os sistemas da sua empresa. Dessa forma, é possível emitir com rapidez e facilidade os principais documentos fiscais, proporcionando maior foco no negócio e potencial de crescimento escalável.
Como vimos, uma API para emissão de notas fiscais, proporciona vários ganhos ao negócio. A integração permite reduzir custos e tempo, tornando a operação muito mais eficiente, produtiva e menos passível de erros. Contar com essa tecnologia é garantia de processos otimizados na empresa e satisfação dos clientes.
Quer saber como a plataforma InvoiCy emite notas fiscais na prática? Solicite o teste gratuito agora mesmo sem compromisso!