Você sabia que a tecnologia aplicada à gestão fiscal pode impactar positivamente os resultados da sua empresa? Apesar de muitas pessoas a considerarem uma verdadeira pedra no sapato, existem alguns gestores que estão utilizando as ferramentas tecnológicas para expandirem o seu negócio.
A cada ano que passa, ela vem invadindo e ganhando mais espaço no meio empresarial brasileiro. Neste artigo, mostraremos como a tecnologia em gestão fiscal pode impactar diretamente nos resultados de uma empresa. Acompanhe!
A tecnologia como facilitadora da gestão empresarial
A tecnologia aplicada à gestão fiscal é capaz de integrar todos os departamentos da empresa em uma só operação. Ao emitir uma NF-e, por exemplo, outros departamentos envolvidos na operação são acionados, como o estoque e o contas a receber.
Nesse caso, um departamento realiza a baixa do produto vendido automaticamente e o outro dá início ao processo de recebimento do cliente. Esse é só um exemplo de como a tecnologia aplicada à gestão fiscal pode auxiliar o seu negócio a ter mais resultados.
Em uma visão global, todos os departamentos são afetados positivamente — afinal, todos os funcionários da empresa atuam para um mesmo fim: vender os produtos ou serviço. Logo, todos acabam tendo um envolvimento com a gestão fiscal da empresa.
Diante disso, podemos afirmar que a tecnologia atua como uma parceira e facilitadora da gestão da empresa, fornecendo integração entre os setores e mais controle por parte da administração de um empreendimento.
Benefícios da tecnologia para a gestão fiscal
Agora que você sabe que a tecnologia aplicada à gestão fiscal pode contribuir para melhorar os resultados da sua empresa, confira alguns benefícios dessa relação:
Maior garantia de assertividade
A legislação fiscal brasileira é uma das mais complexas de todo o mundo e, como se isso já não bastasse, ela costuma mudar com muita frequência. Por esse motivo, os erros envolvendo as questões fiscais são muito comuns. O problema é que uma simples falta de atenção de um colaborador ou a aplicação de uma lei desatualizada pode gerar multas severas para a empresa, interferindo em seu resultado.
A tecnologia aplicada à gestão fiscal reduziu em muito esse problema, uma vez que os sistemas informatizados estão sempre passando por atualizações e é quase impossível que um software cometa algum erro, tendo em vista que ele está parametrizado para executar ações predeterminadas.
Desnecessidade treinamentos específicos
Como os sistemas de gestão fiscal já possuem profissionais treinados para detectar mudanças na legislação e proceder a atualização dos softwares, você não precisará gastar tempo e dinheiro para treinar a sua equipe todas as vezes que a legislação fiscal for alterada.
Manter o foco do objetivo da empresa
Com um software de gestão fiscal fazendo todo o trabalho pesado para você, sobrará mais tempo para dedicar ao core business da sua empresa. Esse termo é utilizado para designar a área central de um negócio, isto é, o seu ponto forte e estratégico que merece mais atenção por parte dos sócios.
Em outras palavras, significa que você terá mais tempo para cuidar do que realmente importa e dá resultados para o seu negócio e ter a tranquilidade de saber que todas as questões fiscais que interferem em seu resultado estão sendo perfeitamente geridas.
Por fim, podemos afirmar que a gestão fiscal por meio da tecnologia é uma realidade tangível no Brasil e no mundo. Aquele que não se adequar a ela poderá ficar para trás e testemunhar o seu negócio ir aos poucos sendo retirado do mercado.
Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Leia nosso artigo sobre os 3 principais erros de gestão tributária que você não pode cometer. Até lá!