É possível encontrar uma solução completa e perfeita para tudo? Quando desenvolvemos, o ideal é personalizar ou englobar? Você já ouviu falar em cross-platform ou desenvolvimento multiplataforma? Se ainda não, está no post certo!
Quer saber o que é e como essa inteligência artificial funciona? Então prepare a mente para uma nova perspectiva de desenvolvimento em dispositivos. Elaboramos um artigo rápido e objetivo com uma visão geral sobre a solução. Confira agora como adotar isso na prática em sua organização!
O que é desenvolvimento multiplataforma?
Quando falamos em desenvolvimento multiplataforma ou cross-plataform, nos referimos a um único código-fonte compilado em código nativo de sistemas operacionais diferentes. Isso significa que a solução desenvolvida funcionará perfeitamente em sistemas Windows, Android, iOS e Cloud por exemplo.
Ao final da programação, você obterá um software de gestão que entregará a melhor experiência em qualquer funcionalidade. A ideia é fundamental especialmente para sistemas empresariais que exigem mobilidade, flexibilidade e retorno sobre investimentos.
Dessa forma, podemos apontar uma série de vantagens obtidas por gestores em soluções empresariais multiplataforma em tempo, custos e resultados corporativos. Conheça agora algumas das principais para o seu negócio.
Redução de custos
Obtenha redução de gastos com uma equipe mais enxuta, investimento em menos soluções e facilidade de publicação. Ressaltamos sempre que o ganho de tempo barateia a produção.
Isso é possível no desenvolvimento multiplataforma, pois você terá um único código base que reduz a complexidade de programação por gerenciar diversas linguagens, kits de ferramentas de desenvolvimento e metodologias de aplicativos nativos.
Aumento na produtividade do desenvolvimento
Aumente a produção acelerando o tempo de desenvolvimento, ampliando a longevidade dos sistemas e alinhando a solução às principais tendências atuais do mercado.
Exposição à uma base de dados maior e mais relevante
A abrangência dessa linha de programação permite maior potencial da base de dados. Ganhe em relevância de funcionalidades e serviços para clientes oferecendo mais praticidade e conveniência no uso dos recursos.
Esse ganho de relevância também ajudará a melhorar o foco, aumentar a captação e fidelização de clientes, acelerar a evolução organizacional, além de melhorar a rentabilidade da empresa
Como implementar o desenvolvimento multiplataforma?
O desenvolvimento multiplataforma exige uma linha de programação mais abrangente e visão ampla. Para implementar essa solução, considere inicialmente as quatro partes essenciais das aplicações mobile:
- código da aplicação (Java, C# ou outros);
- APIs de acesso a funcionalidades para executar a integração;
- camada de tradução do código de aplicação para a plataforma nativa (iOS, WP8, Android etc);
- runtime-shell para preparar a instalação e o uso no dispositivo.
Use ferramentas e frameworks de desenvolvimento que utilizem linguagens web e suas APIs como HTML5, Javascript e CSS3 ou qualquer linguagem que permita suporte pelos principais sistemas operacionais mobile. Entre as principais ferramentas, destacamos:
- FireMonkey;
- Xamarin;
- Motorola Rhomobile;
- PhoneGap e outras.
Além dessas considerações, pondere sobre as atualizações mais recentes do SDK. Caso o aplicativo não necessite delas, você estará pronto para investir em cross-plataform.
Já conhecia esse desenvolvimento? É hora de dominar o assunto e se diferenciar no mercado. Ganhe competitividade e tempo para conciliar melhor todas as suas atividades. Considere desde já essa inteligência e comece a trabalhar esse tipo de implementação.
Quer se aprofundar em conhecimento? Assine nossa newsletter e aprenda muito mais sobre desenvolvimento multiplataforma e outras inteligências!
Uma resposta
Boa tarde, estou precisando de ajuda no desenvolvimento multplataforma no bloco de segurança de acesso ao sistema linguagem Java web.