Logo Migrate
Logo da empresa
Solutions
Cases
Developers
Support
Resources
Login
Contact Us

Tax and technological updates in Brazil

Follow tax updates, trends, and strategic insights to optimize your tax management and boost your results.

Obrigatório informar CNPJ da ANTT da emissão do MDF-e

Olá! Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o artigo 22 da Resolução ANTT nº 4.799/2015, que obriga o preenchimento do CNPJ da ANTT em todos os MDF-e emitidos.

O assunto já é antigo. A resolução, de 2015. Mas, você sabia que era obrigatório informar o CNPJ da ANTT na emissão do MDF-e? E que, caso não informado, o emissor está sujeito à punição pelo órgão?

O que diz o artigo 22? 

A Resolução ANTT nº 4.799 foi publicada no dia 27 de junho de 2015 e regulamenta procedimentos para inscrição e manutenção no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, RNTRC, e dá outras providências.

O artigo 22 desta resolução diz que:

“Na realização do transporte rodoviário de cargas é obrigatória a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais – MDF-e, como documento que caracteriza a operação de transporte, as obrigações e as responsabilidades das partes e a natureza fiscal da operação, respeitado o art. 744 do Código Civil. 

  • 1º. O emitente do documento fiscal deve autorizar a ANTT a ter acesso ao conteúdo digital do documento, mediante o preenchimento do CNPJ da ANTT em campo específico.” 

Mas, onde devo informar o CNPJ, e qual o CNPJ a ser informado?

É muito simples! O CNPJ deverá ser informado no grupo autXML do layout InvoiCy, no campo CNPJ_aut, conforme imagem a seguir:

O CNPJ a ser informado deve ser o seguinte: 04.898.488/0001-77.

Não é necessário realizar nenhum outro procedimento. Basta a cada emissão de um MDF-e, alimentar este CNPJ no campo CNPJ_aut, e a empresa estará atendendo à legislação, conforme o esperado.

Não deixe para depois! Realize este procedimento o quanto antes e esteja em compliance com a ANTT.

Em caso de dúvidas, não deixe de contatar nossa equipe de atendimento, pelo e-mail atendimento@migrate.info, ou diretamente comigo no e-mail rodrigoartus@migrate.info.

Articles that complement this reading

2 de outubro de 2024

O que é PAF NFC-e em Santa Catarina? Guia completo!

Read more
4 de julho de 2024

NFCom: Não deixe para a última hora!

Read more
17 de maio de 2024

Gestão Fiscal com Automação: como otimizamos o processo manual de lançamento de NFS-e.

Read more
Migrate - Plataforma de Migração de Dados
Nos contate por emailSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedInSiga-nos no YouTube

Sobre

  • Sobre nós
  • Carreiras
  • Cases
  • Política de Privacidade

Invoicy Brasil

  • Home
  • Emissão NFS-e
  • Captura NFS-e
  • Emissão SEFAZ
  • Captura SEFAZ
  • Emissão GNRE
  • Digitação NF-e, CT-e e MDF-e
  • Dashboard NFC-e e NFS-e
  • Compliance NF-e e NFC-e
  • Certificado Digital
  • Mail
  • Leitura OCR
  • Tributos Municipais
  • Interface Customizada
  • Formas de integração

Recursos

  • Blog Brasil
  • Reforma Tributária
  • Atendimento
  • Contatos
  • Desenvolvedores
2026 Migrate - Todos os direitos reservados.
Em conformidade com a LGPD
Migrate Brasil
R. Padre Cacique, nº 985 - 2 piso
98910-000 - Centro - Três de Maio - RS

Talk to a specialist